Grok defende Gaza, é suspenso e continua dando dor de cabeça para Musk

1
grok
Anúncio Patrocinado


O Grok está no centro de várias polêmicas no X nos últimos meses. A inteligência artificial da xAI (empresa de IA de Elon Musk que se fundiu ao X) já elogiou Adolf Hitler, publicou comentários antissemitas e racistas, e reproduziu desinformação. Em mais de uma ocasião, a empresa teve que entrar em ação para controlar os excessos da IA.

Nesta semana, o Grok voltou a dar dor de cabeça para Musk. O perfil da inteligência artificial no X (por onde a ferramenta responde os usuários) foi suspenso nesta segunda-feira por supostas “postagens inapropriadas” – o que poderia incluir mensagens denunciando a ação dos Estados Unidos e de Israel contra Gaza.

O próprio bilionário se mostrou irritado com a situação.

Rede social se envolveu em várias polêmicas nos últimos meses – e, inclusive, está sendo investigada em alguns países (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Grok foi suspenso por alguns minutos

A conta do Grok no X foi suspensa na segunda-feira. Segundo usuários, a suspensão durou menos de trinta minutos.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O motivo exato não foi revelado pela xAI. Quando questionado sobre isso, o Grok admitiu que sim, foi brevemente suspenso da rede social devido a “postagens inapropriadas”, mas que a empresa já havia removido as publicações e implementado melhorias de segurança em relação a discursos de ódio.

grok Grok defende Gaza, é suspenso e continua dando dor de cabeça para Musk
(Imagem: Grok/X/Reprodução de tela)

O Grok respondeu outro questionamento sobre o motivo de sua suspensão. No entanto, dessa vez, deu uma resposta completamente diferente: disse que não foi suspenso e que era apenas um rumor que teria se espalhado rapidamente.

grok Grok defende Gaza, é suspenso e continua dando dor de cabeça para Musk
(Imagem: Grok/X/Reprodução de tela)

Em um terceiro caso, o Grok respondeu várias publicações dizedo que foi suspenso porque havia afirmado que os Estados Unidos e Israel estão cometendo genocídio em Gaza.

grok Grok defende Gaza, é suspenso e continua dando dor de cabeça para Musk
(Imagem: Grok/X/Reprodução de tela)

O Grok também respondeu um usuário brasileiro, citando o mesmo motivo.

grok Grok defende Gaza, é suspenso e continua dando dor de cabeça para Musk
(Imagem: Grok/X/Reprodução de tela)

Elon Musk se irritou com o Grok

O dono do X e da xAI se mostrou irritado com a situação. Em resposta a um usuário que publicou um print da conta do Grok suspensa no X, Elon Musk respondeu “cara, nós estamos atirando no nosso próprio pé!”.

Nas outras ocasiões em que a IA se envolveu em polêmicas, o bilionário se pronunciou – ora em defesa da tecnologia, ora prometendo mudanças que melhorariam as respostas.

Leia mais:

  • Grok considera ‘opiniões’ de Musk para responder perguntas polêmicas
  • Musk libera recurso polêmico do Grok gratuitamente
  • Grok: como acessar e usar a IA do X

O que explica o comportamento do Grok?

  • Os casos levantaram sérias questões sobre segurança, limites e transparência da inteligência artificial generativa em larga escala;
  • O Wall Street Journal buscou entender como os comportamentos rebeldes do chatbot começaram;
  • O site revelou que a origem do problema parece estar em mudanças recentes nos “prompts” (diretrizes de comportamento) aplicadas ao Grok;

Veja mais detalhes sobre o motivo aqui.

O post Grok defende Gaza, é suspenso e continua dando dor de cabeça para Musk apareceu primeiro em Olhar Digital.





Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions