Um eucalipto de 33 metros de altura vem causando transtornos em um tradicional clube paulistano. A Sociedade Harmonia de Tênis, localizada no Jardim América, Zona Oeste, ficou fechada no sábado (23), domingo (24) e segunda-feira (25) para a derrubada da árvore, que segundo comunicados internos da instituição, corre risco de queda.
A remoção do eucalipto, no entanto, teria sido atrapalhada pelas chuvas do início da semana, segundo sócios que conversaram com a reportagem. Na terça-feira (26), o clube reabriu as portas, mas parcialmente interditado. As instalações que ficam ao redor da árvore foram fechadas. Para a remoção desse tipo de vegetação, é necessária a solicitação de um alvará da prefeitura, o que foi obtido pela instituição.
![[Tags] comuuu Árvore com risco de queda causa interdição de tradicional clube paulistano](https://abrilvejasp.files.wordpress.com/2019/03/comuuu.jpg)
A remoção vem sendo cogitada desde janeiro, quando outro comunicado foi divulgado pela diretoria. “Estudos e relatórios indicam deterioração da base, rachaduras críticas e alteração do solo no entorno”, diz o texto. Até a manhã desta sexta (1) , o Harmonia ainda se encontrava parcialmente interditado.
A derrubada do eucalipto chegou a ser iniciada. Na quarta (27), a copa da árvore foi cortada. No entanto, as chuvas atrapalharam novamente o trabalho de remoção. Procurado, o Harmonia não se posicionou sobre o episódio até a publicação desta reportagem.
![[Tags] comuuu Árvore com risco de queda causa interdição de tradicional clube paulistano](https://abrilvejasp.files.wordpress.com/2019/03/comunicado.jpeg)