O setor de academias de ginástica foi um dos primeiros a ser afetado pela crise causada pela pandemia de coronavírus. A Smart Fit, maior rede de academias da América do Sul, com cerca de dois milhões de clientes, anunciou em meados de março o fechamento temporário de todas as suas unidades no Brasil e na América Latina, o que poderá resultar em um prejuízo de cerca de 160 milhões de reais ao mês. Para discutir como o segmento está se reinventando, Edgar Corona, fundador e presidente do Grupo Bio Ritmo, dono da rede Smart Fit, fala à EXAME em entrevista ao vivo da série exame.talks.
Foi durante o Carnaval que Corona percebeu que a situação do era grave. Fora do Brasil, o executivo viu a situação da Itália e percebeu que a crise seria diferente da de 2008. “A crise de 2008 foi de liquidez, essa é uma crise do cara que vende coco no Ibirapuera. Não tem como irrigar a economia, porque você abastece o coração com sangue, mas não chega a artéria do pé”, afirma Corona.
Imediatamente, o presidente ligou para sua equipe e pediu para que se preparassem. A partir do dia 15 de março, as unidades começaram a ser fechadas. Neste contexto, a preocupação é como equacionar o caixa, cuidar dos 2,7 milhões de alunos e manter a equipe de funcionários.
A Smart Fit lançou um projeto digital que já estava sendo produzido antes da crise. A empresa disponibilizou gratuitamente uma série de aulas online de diversos modelos. “Atingimos 8 milhões de pessoas no Brasil, são cerca de 800.000 pessoas diferentes por dia usando os treinos”, afirma Corona.
Planos alterados
Corona tinha grandes planos para a Smart Fit em 2020. A empresa fechou 2019 com 797 academias espalhadas pelo Brasil e América Latina. A meta para este ano era abrir mais 238 unidades e chegar ao total de 1.035. A rede planejava desembolsar 1 bilhão de reais em investimentos – cada unidade custa cerca de 4 milhões de reais. Com o coronavírus, os planos foram pausados.
Imaginando um contexto de paralisação de 60 a 90 dias, será impossível abrir o número planejado de novas unidades. Corona estima que sejam abertas 170 novas academias em 2020. “Caixa será usado para um propósito que não é gerar emprego e crescer, mas sim se proteger. É triste”, afirma o empresário.
Apesar do prejuízo com as unidades fechadas, a empresa está capitalizada. No fim de novembro de 2019, o fundo canadense CPPIB adquiriu 12,4% da empresa por 1 bilhão de reais. Um mês antes, a Smart Fit fechou um acordo de aumento de capital de 500 milhões de reais com fundos geridos pelo grupo Pátria, o seu principal acionista. Além disso, a companhia tem um grau de endividamento considerado baixo pelo mercado: 1,7 vezes a relação entre dívida líquida e o EBITDA.
Planos para a reabertura
Para o brasileiro, gestor de empresas, é um ano muito duro. Tentando antecipar como serão os meses futuros, a Smart Fit acompanha as tendências de outras grandes redes de academia do exterior. Em um primeiro momento de reabertura, as unidades terão que mediar a temperatura dos clientes na entrada, recomendar o uso de máscaras. As esteiras vão ser espaçadas, haverá menos máquinas de musculação. O horário de funcionamento será estendido, para tentar diluir a concentração de clientes na academia. “Podemos mandar e-mail para o grupo de risco, sugerindo que a pessoa mantenha a mensalidade congelada neste momento”, diz.
Corona diz que faz uma reunião semanal com outros empresários do mundo para trocar experiências. “Pegando tudo que foi feito de bom nos outros países em termos de segurança, temos um mapa de procedimento para reabertura”, afirma. Na China, na primeira semana de reabertura, a frequência foi de 50% da demanda normal. Na quarta semana, o movimento já está em 70%. A taxa de cancelamento foi baixa e o ritmo de vendas está praticamente igual ao que era em dezembro e janeiro, antes do surto.
De acordo com Corona, 34% dos novos clientes de um operador chinês de academias nunca tinham praticado atividade física antes. A expectativa do executivo é que haja mais procura por academias no futuro. “Depois desse inverno tenebroso, com zero de receita, acho que vai aumentar a prática. As pessoas entenderam que estar fisicamente ativo é melhor, houve um aumento de consciência”, diz o fundador da Smart Fit.
Na visão do executivo, a reabertura do comércio vai acontecer aos poucos. “Imagino que até 31 de maio, muita coisa deve estar reaberta. Não sei se o país aguenta muito mais do que isso”, afirma.
A entrevista está sendo conduzida pela editora Denyse Godoy. Acompanhe ao vivo:
Próximas entrevistas do exame.talks:
13 de abril, segunda-feira, 16h
Fernando Galletti de Queiroz, presidente da Minerva
O agronegócio em tempos de crise
Com Fabiane Stefano, editora de macroeconomia, e João Pedro Caleiro, jornalista da EXAME
Veja no YouTube
14 de abril, terça-feira, 15h
Renato Mimica e Bruno Lima, da exame.research
Estratégia e Ações
Veja no YouTube
14 de abril, terça-feira, 18h30
Brasileiras contam da quarenta na China e Espanha
Com Gabriela Ruic e João Pedro Caleiro, jornalistas da EXAME
Veja no YouTube
15 de abril, quarta-feira, 12h
Benjamin Mandel, do JP Morgan
A crise financeira do coronavirus nos Estados Unidos
Com exame.research
Veja no YouTube
15 de abril, quarta-feira, 15h
Sofia Esteves recebe Sandro Magaldi, autor do livro Gestão do Amanhã e o Novo Código da Cultura
A Nova Estratégia para Tempos Extraordinários
Com André Portilho, head da exame.academy
Veja no YouTube
16 de abril, quinta-feira, 11h
Educação
Com Gabriela Ruic e João Pedro Caleiro, jornalistas da EXAME
Veja no YouTube
16 de abril, quinta-feira, 15h
Carolina Ferraz, atriz
Com Ivan Padilla, editor-executivo de estilo de vida da EXAME
Veja no YouTube
16 de abril, quinta-feira, 18h
Camila Coutinho, designer, blogueira e fundadora do Garotas Estúpidas
Com Ivan Padilla, editor-executivo de estilo de vida da EXAME
Veja no YouTube
16 de abril, quinta-feira, 20h
Masterclass com Luiz Barsi
Lições de um bilionário
Com André Portilho, head do exame.academy
Veja no YouTube
#noticias #economia #sustentabilidade #dinheiro #economia
Fonte do Artigo
Tags:
#noticias #economia #sustentabilidade #dinheiro #economia #energialimpa #brasil #cursodecopy #meioambiente #hotmart #empreendedorismo #marketingdigital #marketing digital #politica #energiasolarfotovoltaica #textos que vendem #copy de vendas #sucesso #financas #investimentos #criptomoeda #ead #copy download #cursodecopypdf #primeiravenda #noticias24 #curso de copy #curso para afiliados #curso de copy online