Não é segredo que muitas empresas de marketing, publicidade e análise impulsionam o rastreamento de usuários pela Internet e fornecem anúncios segmentados. O pesquisador de segurança, Ronald Eikenberg, descobriu uma falha na segurança que deixou os usuários do Antivírus Kaspersky ainda mais expostos.
A vulnerabilidade, identificada como CVE-2019-8286, se trata de um identificador exclusivo associado ao usuário e a todos os websites que ele visitou nos últimos quatro anos. Essa falha permite que sites e outros serviços tenham acesso ao histórico de navegação do cliente, mesmo que ele tenha bloqueado ou apagado os cookies de terceiros.
Por padrão, o Kaspersky insere um arquivo JavaScript hospedado remotamente diretamente no código HTML de todas as páginas da Web visitadas – em todos os navegadores, mesmo no modo anônimo – para verificar se a página pertence à lista de endereços suspeitos de phishing.
A maioria dos antivírus busca por conteúdo malicioso dessa forma. No entanto, Eikenberg descobriu que a URL do JavaScript contém uma sequência de caracteres única para cada usuário do Kaspersky, uma espécie de UUID (Universally Unique Identifier) que pode ser capturada facilmente por outros sites, colocando a privacidade do cliente em risco.
Eikenberg relatou suas descobertas ao Kaspersky, que reconheceu o erro e, no último mês, substituiu o UUID na URL do JavaScript e atribuiu um número único (FD126C42-EBFA-4E12-B309-BB3FDD723AC1) para todos os usuários.
No entanto, o recurso “Consultor de URLs” ainda permite que sites e terceiros descubram se um visitante possui o software da Kaspersky instalado. Segundo o pesquisador, essa ferramenta pode ser usada de forma indevida por cibercriminosos.
“Um invasor pode usar essas informações para redistribuir um vírus pelo software de proteção ou redirecionar o usuário a uma página escrito: Sua licença Kaspersky expirou. Por favor informe seu cartão de crédito para renová-la’”, explicou Eikenberg.
Fonte: The Hacker News
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