“Os Eleitos” estreou no último dia 4 de fevereiro no Disney+. Produzida pela National Geographic, a série é baseada no livro de Tom Wolfe, de 1979, e conta a história do Projeto Mercury 7, o primeiro programa espacial da história americano.
A produção relembra os tempos da Guerra Fria e a luta entre Estados Unidos e União Soviética pela soberania na exploração do espaço e mostra os primeiros dias do recém-criado Programa Espacial dos Estados Unidos.
Mas alguns fatos curiosos podem passar despercebidos pelos espectadores menos atentos, por isso, confira aqui 10 curiosidades sobre o Projeto Mercury 7 e sobre Scott Carpenter, Gordon Cooper, John Glenn, Gus Grissom, Walter Schirra, Alan Shepard e Donald Slayton.
![[Tags] 2019-04-11-The_Mercury_7 10 curiosidades sobre o Projeto Mercury 7, primeiro programa espacial dos EUA](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/02/2019-04-11-The_Mercury_7.jpg)
10 fatos sobre “Os Eleitos”
- Cada um dos astronautas do programa recebeu três trajes, um deles de treino, um outro de voo e um reserva. Ao todo, somados, eles custavam US$ 171 (cerca de R$ 957 mil) em valores atualizados.
- John Glenn, um dos astronautas do programa, foi para o espaço pela última vez em 1998. Aos 77 anos de idade, Glenn foi a pessoa mais velha a sair da Terra.
- Outro dos participantes do programa, Walter Schirra foi a primeira pessoa a ir ao espaço três vezes, além de ter sido o único a viajar nos programas Mercury, Gemini e Apollo da Nasa.
- Gus Grissom foi escolhido como o comandante da Apollo 1, em 1967, entretanto, durante por conta de um incêndio em uma capsula espacial de treinamento, Grissom acabou morrendo.
- As capsulas de voo era batizadas pelos próprios astronautas. Todas elas receberam o sufixo 7, que fazia referência à equipe. Alan Shepard chamou a sua de “Liberdade 7”, John Glenn, de “Amizade 7”, a de Scott Carpenter era a “Aurora 7”, Walter Schirra batizou a sua de “Sigma 7”, Gordon Cooper de “Fé 7” e Gus Grissom chamou sua capsula de “Sino da Liberdade 7”.
- A capsula de Gus Grissom teve problemas para pousar no oceano após um coo perfeito. Com a escotilha aberta, ela começou a inundar e afundou no oceano. Grissom foi resgatado, mas a “Sino da Liberdade 7” só foi encontrada em 1999 a uma profundidade de 4.870 metros.
- Dentro da capsula de Grissom, foram encontrados alguns itens pessoais do astronauta, como sua faca de emergência, sete moedas comemorativas e um bote salva-vidas. Este último, ainda funcionava.
- Os cálculos necessários para que a missão fosse bem sucedida eram coordenados pela matemática, física e cientista espacial, Katherine Johnson. Ela foi vivida por Taraji P. Henson no filme “Estrelas Além do Tempo”, de 2016, e morreu em 2020 aos 101 anos.
- John Glenn foi a primeira pessoa a levar uma máquina fotográfica e uma missão espacial, em 1962, e foi a primeira pessoa a tirar uma foto de parte da Terra pelo lado de fora.
- A General Motors presentou os Mercury 7 com um modelo da marca à escolha deles. Na ocasião, todos eles optaram pelo Corvette. Alan Shephard, o primeiro deles a receber o carro, ganhou uma cópia customizada do esportivo.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post 10 curiosidades sobre o Projeto Mercury 7, primeiro programa espacial dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions