O que é tráfego pago?

Tráfego pago é o tipo de tráfego da web caracterizado pelo fato de ser proveniente de promoções ou anúncios pagos, como Google Ads ou Facebook Ads. Outros tipos de tráfego da web são: tráfego orgânico, tráfego direto e tráfego de referência.

Tráfego pago é o tráfego gerado apenas por meios pagos. O tráfego de sites pagos de mecanismos de pesquisa é direcionado a um site quando um usuário clica em um anúncio colocado na página de resultados de um mecanismo de pesquisa para uma consulta de pesquisa específica.


O anúncio é criado e pago pela empresa usando uma plataforma de anúncios como o Google Adwords para tentar aparecer primeiro nas SERPs.

Como funciona o tráfego pago?

Quando os gerentes de site desejam criar anúncios pagos, sua primeira chamada geralmente são as plataformas automatizadas de leilão aberto, como o Google Ads. O Google estabelece um preço para uma palavra-chave e as empresas dão lances para a palavra-chave.

O Google irá então avaliar:

Seu lance máximo geralmente quantificado por PPC
A relevância do seu anúncio proposto e como ele se relaciona com a palavra-chave que está sendo licitada
Um Índice de qualidade – uma avaliação da CTR, relevância do anúncio e qualidade da página de destino

Como o Google decide onde classificar seu anúncio?

Quando você olha para os SERPs de qualquer palavra-chave, verá que existem alguns anúncios na parte superior e inferior da página.

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Se houver muitos lances para as mesmas palavras-chave, o Google atribui uma classificação de anúncio ao seu anúncio, que determina a posição dentro de SERPs onde o anúncio aparecerá.

O Google usa a fórmula básica Índice de qualidade X lance máximo = classificação do anúncio = posição de pesquisa

Lembre-se de que você pode diminuir seu CPC com um Índice de qualidade mais alto. Ao garantir que seus anúncios sejam relevantes, direcionados e criativos, você pode economizar dinheiro com seu orçamento de marketing.

Por que o tráfego pago é importante?

Ao contrário do tráfego orgânico, que é um investimento de longo prazo, as campanhas de anúncios pagos podem ser mais lucrativas a curto prazo.

Tudo o que uma empresa precisa fazer é lançar uma campanha publicitária paga e, teoricamente, ela irá direcionar o tráfego para seu site.

Embora seja necessário algum conhecimento técnico para começar, as campanhas de anúncios pagos podem ser mais simples de executar, com menos pessoas envolvidas e menos planejamento de longo prazo.

Freqüentemente, o tráfego pago é uma ótima opção se sua empresa pode ter uma palavra-chave de tendência de alto valor durante os períodos de pico ou quando um tópico está em alta.

Tráfego pago x tráfego orgânico

A principal desvantagem do tráfego de um site pago é que pode se tornar caro manter campanhas de anúncios o tempo todo. Anúncios pagos só são exibidos enquanto são financiados.

Quando os CPCs aumentam muito ou os orçamentos de marketing caem, é difícil sustentar os gastos com anúncios.

É uma boa ideia combinar estratégias de tráfego pago com tráfego orgânico para garantir que seu site tenha uma estratégia perene que gere tráfego de alta qualidade de forma consistente.

SEO é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego orgânico e melhorar a classificação do seu site nas SERPs.

Como podemos ajudar?

Lutando para começar com campanhas de anúncios pagos ou estratégias de SEO? Entre em contato e organizamos uma sessão de consulta gratuita para você começar.

Enquanto isso, por que não iniciar um de nossos cursos de treinamento para que você possa começar a sua estratégia de marketing agora.

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Você está pensando em Contratar um Gestor de Tráfego Online para seu site?

Você está decepcionado com o volume e a qualidade do tráfego que seu site atrai? Você já experimentou todos os truques principais do marketing digital e ainda não consegue ter sucesso? Em tais situações, os especialistas recomendam a aplicação de alguns métodos alternativos de marketing para direcionar o tráfego.

Uma forma extremamente popular e eficaz de atrair visitantes para o seu site é usando a abordagem de tráfego pago. Então, o que exatamente é tráfego pago e como funciona?

No tráfego pago, você recebe visitas dos clientes que pagou por promoções de publicidade. Você pode acessar serviços de tráfego pago de diversas plataformas, como mecanismos de pesquisa, plataformas de mídia social e redes de mídia. As formas mais comumente usadas de tráfego pago são:

PPC ou publicidade paga por clique que utiliza o Google Ad Words.
PPA ou publicidade por aquisição
Custo por mil (CPM)
Embora o Google AdWords e o Facebook sejam duas das plataformas mais comumente usadas e de renome para gerar tráfego pago para sites, existem muitas outras opções de tráfego pago disponíveis que podem oferecer o resultado desejado.

Ainda não tem certeza de como o tráfego pago realmente funciona? Com sua popularidade crescendo no espaço do marketing digital, e com tantas pessoas dispostas a tentar usar essa opção de marketing, é uma decisão sábia entrar no movimento?

Em breve descobrimos!

Tráfego pago decodificado

Para muitas empresas nascentes que buscam estabelecer sua presença online, o termo tráfego pago pode parecer uma frase confusa. Pode ter significados diferentes para negócios diferentes.

Para alguns, o tráfego pago significa o fluxo de visitantes de seus esforços de publicidade paga por clique, enquanto para outros pode significar o tráfego proveniente de banners e outros tipos de publicidade paga.

Para simplificar, o tráfego pago pode ser definido como qualquer tráfego de um site adquirido por meios comerciais.

Alguns exemplos de tráfego pago são banners de sites, anúncios pagos por clique e publicidade no YouTube. No entanto, é importante entender que todos os tipos de tráfego pago não são iguais.

Vamos dar uma olhada em duas das formas mais comumente usadas de publicidade paga:

Tráfego de anúncios pagos
Tráfego de pagamento por clique

Tráfego de anúncios pagos

Nesse tipo de anúncio pago, o tráfego é gerado fazendo com que os usuários cliquem em anúncios, banners, pop-ups e vídeos. Os anunciantes são cobrados por um número específico de impressões (geralmente em torno de 1000). Esta é uma forma de publicidade acessível, mas o formato não vem com nenhuma garantia de tráfego ou cliques. O tráfego de anúncios pagos também é conhecido como CPM ou custo por milha.

Características principais
Pode ser muito mais lucrativo se a taxa de conversão do anúncio for alta.
Há um alto elemento de incerteza, pois as empresas podem gastar muito e ainda não alcançar os resultados desejados
Esta não é a escolha preferida de empresas, pois não há garantia de conversões ou tráfego

Tráfego de pagamento por clique

PPC é um tipo extremamente popular de tráfego pago e em um modelo totalmente diferente de outras formas de tráfego pago. Os anunciantes têm a garantia de um melhor ROI se o preço que concordaram em pagar for bom.

Características principais
O pagamento deve ser feito apenas para visitas recebidas
Os anunciantes podem obter informações detalhadas sobre o desempenho de seus anúncios PPC
Oferece possibilidades de otimização
Torna possível alcançar um público altamente segmentado
O orçamento pode ser totalmente controlado

Fontes de tráfego pago – As vantagens

1- Fácil de configurar e usar

O tráfego pago pode ajudar quase todos os tipos de negócios em diversos setores a melhorar suas conversões. Uma das principais razões para sua ampla preferência é que ele pode ser configurado rapidamente e iniciado instantaneamente. Você pode praticamente começar a obter tráfego para seu site em pouco tempo, pois o tráfego pago oferece retornos muito mais rápidos e resultados imediatos.

2 – Aumenta a exposição maciçamente

O tráfego pago permite a segmentação de um grupo mais amplo de usuários. As redes PPC oferecem redes de exibição de terceiros, o que significa que seu anúncio pode ser exibido em inúmeros outros sites, além de elevar o potencial de exposição a outro nível.

No entanto, o tráfego Pay per Click também tem algumas desvantagens.

Fontes de tráfego pago – A desvantagem

A maior desvantagem de usar anúncios de tráfego pago é que isso pode custar muito dinheiro. Se você não tiver certeza de como fazer isso direito, há uma boa chance de perder todo o dinheiro que investiu na campanha.

Há também o elemento de fraude com o qual os anunciantes precisam lidar. Bilhões de dólares são perdidos todos os anos pelos anunciantes para fraudes de PPC. No entanto, com a introdução da Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, os recursos de segurança melhoraram tremendamente. Os anunciantes podem implantar ferramentas de detecção de fraude para mitigar os casos de fraude em suas campanhas PPC.

Agora que cobrimos um amplo terreno sobre campanhas de publicidade paga, vamos ver como ela se sai em comparação com o tráfego orgânico.

Tráfego pago vs. tráfego orgânico

Você pode atrair tráfego para seu site de várias maneiras. A otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) é certamente uma das formas mais populares e comprovadas de aumentar o fluxo de tráfego e melhorar a classificação do seu site nos principais mecanismos de pesquisa.

Sua classificação nos mecanismos de pesquisa pode ser melhorada com a criação de conteúdo exclusivo e interessante, postagem de convidado em sites populares, criação de backlinks de qualidade, SEO na página e assim por diante. Tudo isso pode custar muito dinheiro às empresas, mas o dinheiro é bem gasto na maioria dos casos, pois o volume de aumento de tráfego resultante de tais esforços é substancial.

Como funciona o SEO?

Os resultados do SEO não são visíveis imediatamente. Pode demorar algumas semanas a alguns meses antes que você possa aproveitar os benefícios dos esforços de SEO. É definitivamente uma coisa de longo prazo, porque uma vez que o tráfego começa a rolar, ele permanece estável por um longo tempo e também cresce em um ritmo regular. Se você está disposto a esperar que os resultados apareçam, o SEO pode ser uma opção mais barata.

No entanto, sua implementação é uma tarefa complexa e requer o envolvimento de especialistas em marketing digital. SEO também exige muita persistência e paciência. Se você perder algum elemento-chave na cadeia de implementação de SEO, isso pode afetar adversamente o resultado de sua campanha.

Conclusão

Agora que cobrimos todos os principais aspectos da publicidade paga e da publicidade orgânica, vamos tentar responder a essa pergunta muito importante: O PPC vale o esforço?

Para fornecer uma resposta direta – SIM!

Vimos que existem vários tipos de opções de tráfego pago com tráfego de anúncios e marketing pago por clique liderando o campo. Ambos os métodos são capazes de gerar muito tráfego e podem ser excelentes para o seu negócio. No entanto, você terá que manter os olhos bem abertos e ficar atento a fraudes.

É aconselhável não comprar um anúncio pago em um plano de CPM, pois há muitos robôs em uso, visualizando os anúncios constantemente e desperdiçando as impressões. É muito difícil obter cliques genuínos por meio do CPM. Claro, as instâncias de fraude podem ser mitigadas e até mesmo evitadas completamente se a rede de anúncios investir em algumas ferramentas e sistemas de detecção de fraude de alta tecnologia, mas isso é ilusório.

Suas escolhas são:

Continue comprando impressões e espero obter cliques
Opte por um tipo diferente de tráfego pago
As fraudes prevalecem tanto no PPC quanto no tráfego de anúncios pagos. Os traficantes (talvez um concorrente) fazem uso de cliques fraudulentos clicando repetidamente nos anúncios. Você perderá dinheiro, pois será cobrado por clique e não ganhará nada.

Embora não existam soluções disponíveis para impedir as fraudes de tráfego de anúncios pagos, você pode tomar algumas medidas para impedir as fraudes de PPC. Você pode impedir que usuários específicos vejam seus anúncios adicionando exclusões de IP a sua campanha em plataformas como o Google Ads. É uma forma eficaz de evitar cliques deliberados e repetidos em seus anúncios. A desvantagem é que é um processo complexo e demorado. Sua opção? Escolha uma forma automatizada para uma solução mais rápida.

Existem sistemas de software disponíveis que podem monitorar e bloquear cliques fraudulentos automaticamente. Você não precisa investir seu tempo e esforço monitorando esses cliques indesejados. Esta é uma solução altamente recomendada para empresas que executam anúncios pagos por clique e desejam proteção contra cliques fraudulentos.

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