O que é Domínio

O que é um Domínio? Por que preciso de um Domínio, pra que serve, qual seu objetivo e como um Domínio vai ajudar minha empresa a crescer?

Nome de domínio

, O que é Domínio

Nome de domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números. Wikipédia

O que é Domínio

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet.

O domínio é a base de toda a sua identificação profissional na Internet. É o ‘nome’ do seu site e dos seus e-mails. Ele é composto por um nome e uma extensão, exemplo:

nomedaempresa.com.br

Nome: nomedaempresa
Extensão: .com.br

Estes nomes são normalmente chamados de ‘domínios’ (por exemplo: uolhost.com.br é o nosso domínio).

O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol.

Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo: 185.713.706.14.

Para consultar um site o seu navegador (browser) necessita do endereço IP onde o site está alojado.

Como endereços de IP não são fáceis de memorizar a atribuição de nomes facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de qualquer coisa que se deseje encontrar na rede (internet).

A divulgação de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras que, se utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações.

Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.

Para registrar um domínio Clique AQUI

, O que é Domínio
, O que é Domínio

O que é Domínio

Perguntas mais frequentes

Como funciona a publicação e propagação de domínios na Internet?

Após registrar um novo domínio ou realizar a alteração dos servidores DNS, existe um prazo para que esse domínio seja publicado e esteja no ar. 

O processo de publicação é feito pelos órgãos responsáveis pelo registro de domínios. Estes órgãos atualizam seus servidores publicando uma ‘lista’ de novos registros de domínios e alterações de servidores DNS, para domínios já registrados. Esse processo é seguido da propagação, durante a qual as bases de dados dos servidores DNS dos provedores de acesso são atualizadas. 

Após esse processo, os domínios passam a apontar para o endereço IP do servidor onde estão as informações do site. Por exemplo, você transferiu o seu site de outro provedor para o UOL HOST, alterou os servidores DNS para os do UOL HOST e a publicação ocorreu normalmente. 

Normalmente, a publicação não ultrapassa 72 horas, mas podem ocorrer situações, principalmente no caso de domínios internacionais, em que este prazo é extrapolado. Isso depende exclusivamente da política do órgão que realiza os registros. Além disso, a propagação dessas informações para os servidores DNS dos provedores de acesso pode levar algum tempo. 

O que pode acontecer: 

Você tenta acessar o seu domínio e ainda aparece o site que estava no antigo provedor, mas o domínio no registro está com status publicado. Isso ocorre justamente por causa do tempo necessário para a propagação (atualização) dos servidores DNS do seu provedor de acesso. 

Publicações de domínios nacionais (.br): 

O Registro.br realiza publicações a cada 30 minutos 05 minutos. Somente alterações de DNS e novos registros de domínios efetuados até 05 minutos antes destes horários são publicados. Após a publicação, as propagações dos DNS na internet podem levar até 24 horas.

Se o período normal de propagação/publicação de seu domínio já tiver passado, mas mesmo assim você não consiga visualizar o seu site, a demora pode estar relacionada ao cache de DNS da conexão por você utilizada.
 

O que é Domínio

Quero migrar meu domínio para outro usuário do UOL. O que devo fazer?

Migrar um domínio de usuário significa transferir o domínio do seu usuário (chamado de usuário de origem) para um outro usuário do UOL (chamado de usuário de destino). O usuário de destino poderá então usar o domínio em seus produtos (hospedagem, loja virtual, e-mail, etc.) e será o novo responsável por administrar o domínio (renová-lo, alterar dados de contato, etc.)

A migração de um domínio é indicada quando é feita uma transferência de titularidade de domínio, ou quando você deseja manter todos os seus produtos em um único usuário (o que é recomendado).

Se você quer apenas trocar o seu e-mail de acesso então a migração de domínio não é recomendada; neste caso há um outro procedimento que você pode fazer.

Um ponto importante é que a migração de um domínio para outro usuário é permitida apenas quando o domínio não está sendo usado em nenhum outro produto do usuário de origem, como por exemplo hospedagem, e-mail, loja virtual, revenda, blog, etc. O UOL Host não realiza a migração entre usuários de produtos como hospedagem, e-mail, loja virtual, revenda, blog, etc.; a migração é feita apenas para domínios.

Assim, antes de solicitar a transferência você deve remover o domínio dos seus produtos (por exemplo, remover associação a um site, caixas postais, etc.). Para fazer isso acesse os painéis de controle de cada um dos seus outros produtos e remova o domínio do produto.

Se, por exemplo, você tem uma loja virtual que usa o domínio você precisará remover o domínio da loja para depois solicitar a migração do domínio. Se você quiser manter a loja virtual você terá que contratar uma nova loja virtual no usuário de destino, reconfigurá-la e associar seu domínio a ela. Você também deverá solicitar o cancelamento da loja virtual do usuário de origem caso não queira manter esta loja ativa.

Quando você solicitar a migração do seu domínio também é possível já solicitar junto o cancelamento dos produtos que usam o domínio. Lembre-se de que é você quem deve fazer o backup dos dados da sua hospedagem, e-mail, loja virtual, revenda, blog, etc. antes de solicitar a migração.

Se o domínio que você quer migrar é da extensão .br então deverão também ser migrados todos os seus outros domínios .br que estão registrados com o mesmo CPF/CNPJ. Por exemplo, se você tem os domínios meudominio.com.br e meuoutrodominio.com.br registrados com seu CPF/CNPJ, você só poderá migrar os 2 domínios juntos; não é possível migrar apenas um dos domínios.

Para solicitar a transferência:

1) Acesse o painel do UOL Host e remova o domínio de todos os seus outros produtos.

2) Vá até o menu Atendimento e abra um chamado.

3)  Selecione o assunto ‘ASSINATURAS’.

4) No serviço contratado, selecione ‘Registro de domínios’.

5) No tipo de problema, selecione ‘Migrar domínio para outro usuário’.

Lembre-se de preencher corretamente o chamado com todas as informações solicitadas.

O que é Domínio

Contratei um domínio no UOL HOST mas quero hospedar o site e/ou e-mails em outra empresa, como faço?

Cada empresa de hospedagem possui configurações específicas para as entradas de DNS.

Após ter o serviço ativo e funcional em outra empresa de hospedagem, questione a ela quais são os apontamentos de DNS necessários para que os serviços funcionem, após, entre no painel do cliente no UOL Host e efetue os apontamentos. Para isso clique AQUI

Para uma maior autonomia na administração de seus serviços, verifique se um de nossos planos de hospedagem pode atender sua necessidade.

O que é Domínio

Como transferir seu domínio .br do UOL HOST para outro Provedor de Serviços?

Para transferir seu domínio .br para outro órgão registrador, é necessário seguir alguns passos:

– Através do Registro.br efetue o cadastro da senha do ID conforme o procedimento descrito na FAQ;

– Com o ID e senha, autentique no site do registro.br e altere o provedor de serviços, este procedimento está descrito com detalhes na área de ajuda do próprio Registro.br.

ATENÇÃO!!

Esta alteração de provedor de serviços, restringe o documento utilizado nas compras de novos domínios nacionais junto ao UOL HOST bem como, desvincula o sistema de cobranças e renovações do domínio que passam a ser realizados diretamente pelo registro.br com os valores praticados pelo mesmo.

, O que é Domínio

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui