No caso do referenciamento natural , a visibilidade no buscador do Google pode durar muitos meses e até anos. O SEO permite assim que o seu website e a sua oferta comercial garantam a aquisição de novos clientes por um período que pode ser descrito como agradável!
Por que SEO se tornou essencial?
O SEO, com a expansão do digital e das novas tecnologias, tornou-se uma estratégia de crescimento essencial para encontrar novos clientes .
SEO é uma alavanca de aquisição sustentável e qualificada
Todos os dias, só na França, milhares de pesquisas são realizadas no motor de busca Google. No jargão de SEO usado pelos consultores de SEO, eles são chamados de consultas , palavras- chave ou termos de pesquisa .
Por trás de cada pesquisa de um internauta (ou quase), esconde-se uma intenção de pesquisa precisa e declarativa. Uma boa estratégia de SEO para selecionar palavras-chave , portanto, permitirá que você envie sua mensagem apenas para pessoas que se interessem por ela, pois elas mesmas iniciam a pesquisa no Google .
Quando um site obtém posições interessantes em buscas e palavras-chave com alto valor agregado para a atividade, a notoriedade e o tráfego gerado garantem resultados comerciais .
SEO impacta seu site
É importante levar em consideração a estratégia de SEO desde a criação do site da empresa ou marca. Muitas otimizações, em particular técnicas , devem ser implementadas para tornar o site agradável para o mecanismo de pesquisa do Google e seus futuros clientes.
Aqui está uma lista não exaustiva dos elementos técnicos essenciais para um site SEO Friendly :
- corrigir erros 404
- cuidando da semântica do conteúdo editorial
- melhorar a velocidade de exibição da página
- inserir links internos e externos
- renomear atributos alt de imagens (os robôs do Google os lêem)
Não entre em pânico, se o seu site tiver erros de SEO, seu SEO poderá realizar uma auditoria de SEO completa para fornecer as recomendações adequadas.
O que é um consultor de SEO?
A profissão de consultor de SEO é muito recente, já que a referência em buscadores é uma prática que tem no máximo 10 anos. Portanto, será impossível encontrar um referenciador que tenha feito uma carreira de várias décadas na área de SEO.
O consultor de SEO acompanha sua empresa e suas equipes na implementação da estratégia de SEO , na implementação das ações de SEO necessárias , como a criação do conteúdo, na análise dos resultados e no ajuste.
As habilidades do consultor de SEO
O objetivo do SEO, como sua equipe de vendas, é gerar receita. Ou pelo menos contribua para isso gerando leads de vendas, por exemplo. Seu consultor de SEO terá, portanto, primeiro que ter habilidades de marketing e vendas.
Um consultor de SEO será capaz de:
- entenda o mercado e seus clientes
- estudar os perfis dos usuários da Internet, bem como suas expectativas
- propor ofertas adaptadas aos seus clientes
- colocar em prática uma estratégia de SEO e um plano de ação focado no retorno do investimento (ROI)
As missões do consultor de SEO
Como parte de sua missão de SEO , o consultor pode ser obrigado a realizar muitas tarefas. Entre suas principais missões, o consultor de SEO acompanha você:
- realizando uma auditoria SEO
- o desenvolvimento da estratégia de palavras-chave inseridas pelos internautas. Ou seja, a seleção dos pedidos sobre os quais será necessário posicionar o site
- otimizar o aspecto técnico do seu site para melhor atender às expectativas dos robôs do Google
- a criação de conteúdo editorial que será adicionado ao site. A estratégia de conteúdo é um dos pilares de uma boa estratégia de SEO, e seu consultor de SEO sabe disso!
- a implementação de uma estratégia de netlinking que consiste em adquirir links de qualidade de outros sites
- análise e acompanhamento estatístico dos resultados.
Dependendo da estrutura da empresa com a qual trabalha, o consultor SEO pode intervir de diversas formas. Ele pode, por exemplo, ser obrigado a treinar ou treinar suas equipes para que você possa internalizar algumas das habilidades de SEO após uma auditoria de SEO .
As ferramentas do consultor de referência natural
Para garantir a qualidade de seu trabalho e o sucesso de seu cliente , o consultor SEO utiliza diversas ferramentas de análise para medir o tráfego web gerado pelo SEO e acompanhar as posições SEO das palavras-chave .
Ele poderá assim determinar o retorno do investimento das ações realizadas para melhorar o referenciamento natural do site .
Ferramentas, como o Semrush , são essenciais para realizar uma auditoria completa de SEO ou como parte da pesquisa e análise de palavras-chave .
É possível conhecer com precisão as pesquisas realizadas pelos internautas no Google e o volume mensal associado . Assim, o consultor de SEO poderá modelar uma curva de crescimento potencial e definir metas para sua campanha de SEO.
Também pode ser necessário usar software de otimização de conteúdo editorial . Essas ferramentas analisam os resultados do Google e de seus concorrentes com o objetivo de fornecer um guia editorial . Graças às recomendações, a redação do conteúdo é simplificada e o desempenho de SEO também.
Que tipo de suporte de SEO o consultor fornece?
Dependendo das necessidades e objetivos da empresa, o consultor de SEO pode adaptar seu papel e seu suporte para atender às suas expectativas o mais próximo possível.
Suporte parcial de SEO
Nesse contexto, o consultor de SEO gerencia principalmente a estratégia de SEO . Ele pode treinar ou treinar suas equipes e colaboradores em SEO e definir um rumo por meio de uma auditoria preliminar de SEO .
Ele também pode suportar netlinking e a aquisição de links de entrada de qualidade, que continua sendo uma técnica avançada em SEO.
Suporte completo para SEO
Se você deseja terceirizar completamente seu referenciamento natural , o consultor de SEO pode realizar todas as tarefas para você: redação de conteúdo, publicação no site, pesquisa e aquisição de links e, claro, análise e monitoramento.
Se você tiver orçamento, considere contratar uma agência de SEO . Poderá beneficiar da experiência dos seus referenciadores , das suas ferramentas de SEO e da pluralidade das suas competências.
Como está indo a colaboração com o consultor de SEO?
Para colaborar com sua empresa e suas equipes, o consultor de SEO oferece ferramentas digitais para otimizar o relacionamento:
- arquivos compartilhados
- relatórios regulares
- fornecimento parcial de ferramentas para melhorar o conteúdo editorial
- telefone ou ponto físico
- workshop com suas equipes
Por que existem tantos consultores de SEO freelance?
Se você estiver procurando por um especialista em SEO , você encontrará muitas ofertas oferecidas por consultores de SEO freelance .
No geral, as profissões digitais são muito praticadas por freelancers . O SEO está crescendo rapidamente e entre as alavancas para a aquisição de internautas, a referenciação em buscadores é sem dúvida a mais rentável e a mais eficiente.
É por isso que muitos especialistas em SEO freelance estão indo por conta própria e oferecendo soluções de SEO para melhorar as posições do seu site nas Serps do Google .
Você pode encontrar os consultores de SEO freelance que precisa em plataformas de matchmaking como codeur.com ou Malt.
Ao contrário de uma agência de SEO , o consultor de SEO freelance trabalha sozinho e muitas vezes oferece taxas de serviço de SEO mais vantajosas. À primeira vista, isso pode parecer uma boa solução para sua estratégia de SEO, mas você precisará ter certeza de alguns elementos. Quais ferramentas de SEO ele usa? Esses softwares são caros. O custo do software de SEO chega a várias centenas de euros e às vezes pode ser difícil de suportar como consultor de SEO freelance .
Por outro lado, você deve garantir que seu SEO freelancer seja capaz de se encaixar no projeto geral. Ele tem habilidades globais de marketing digital? Ele domina a parte técnica de SEO , essencial para ter um site SEO Friendly ?
Podemos contratar um consultor de SEO júnior?
Embora possa parecer presunçoso afirmar-se como um especialista em SEO quando ele é praticado há apenas alguns anos, a falta de perspectiva da disciplina torna as coisas mais complexas.
De fato, um consultor de SEO júnior é muitas vezes muito mais eficaz do que um especialista em SEO que o pratica há 10 anos! Simplesmente porque o SEO está em constante evolução. O algoritmo de classificação do Google está em constante evolução e (quase) completamente autônomo graças à inteligência artificial. Portanto, os critérios de sucesso de SEO podem variar um pouco de ano para ano.
Mesmo que a experiência continue sendo um critério importante na referência natural , a paixão de um consultor de SEO júnior informado e conectado também pode ser uma solução paga para atingir seus objetivos de crescimento!
Como se tornar um consultor de SEO?
Se você quer se tornar um consultor de SEO ou simplesmente se formar em SEO , está com sorte, a web está cheia de soluções!
Quando falamos de SEO , estamos falando de serviços faturados principalmente a prazo. De fato, seja um consultor de SEO júnior , sênior ou até mesmo uma agência especializada em SEO , você pagará pelo tempo de trabalho, suco de cérebro !
Portanto, não é surpreendente ver o surgimento de muitos cursos de treinamento de SEO . De fato, um grande número de SEOs cria treinamento de SEO personalizado, mas escolas e universidades também estão tentando se adaptar.
A remuneração de um referenciador pode evoluir de acordo com o setor e o porte da empresa. O SEO júnior pode reivindicar um salário mensal de cerca de € 1.800. Ao atingir alguns anos de carreira, o consultor de SEO pode esperar ganhar em média 3.000€.
Encontre informações sobre treinamento e trabalho de SEO no site do CIDJ .
Cursos de SEO universitários
O treinamento em SEO é oferecido principalmente por escolas especializadas em profissões digitais . Eles são mais capazes de estabelecer benchmarks que sejam consistentes com as necessidades técnicas das agências que irão recrutar esses novos consultores de SEO júnior .
Entre essas escolas podemos citar os Gobelins ou a EFAP . O treinamento da EFAP aborda o SEO como um todo, adicionando habilidades de SEO pagas, especialmente no Google Ads.
Treinamento de SEO on-line
Alguns especialistas em SEO oferecem treinamento de SEO online ou presencial. Mais técnicos e operacionais, esses treinamentos de SEO são indicados para profissionais de marketing que desejam aprimorar suas habilidades ou para internautas que desejam aprender uma nova profissão.
O referenciamento natural tem futuro e cada vez mais empresas estão implementando ações para melhorar seu referenciamento natural para ganhar visibilidade no mecanismo de busca do Google. Assim o perfil de consultor de SEO ou consultor de SEO é muito procurado no mercado de trabalho e a tendência vai se acelerar nos próximos anos. Se você está procurando um emprego com uma saída , opte por uma posição e treinamento como consultor de SEO .
Como você deve ter entendido, este conteúdo foi escrito com o desejo de classificar nos motores de busca do Google . No entanto, ao completar essas quase 2.500 palavras, fico feliz por poder fornecer a você uma boa parte das recomendações necessárias para selecionar o melhor consultor de SEO para o seu negócio.
Se você está lendo estas poucas linhas, pode estar procurando um consultor de SEO capaz de aumentar seu faturamento. Espero ter fornecido as respostas que procurava.
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Você precisa definir uma estratégia e ações de referência natural?
Em 9 de 10 casos, a resposta será SIM. Existem poucas situações em que o SEO e o posicionamento nos mecanismos de busca do Google não serão rentáveis. Os objetivos vão variar. Depende do grau de digitalização do seu setor e da demanda.
Quer conhecer o potencial de SEO do seu setor? Conhece o potencial de retorno do investimento de uma campanha de SEO?
Faq: Dúvidas frequentes
O que significa a sigla SEO?
SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.
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Que faz um SEO?
O Analista de SEO é responsável por procurar palavras-chave que possam ser usadas para obter um bom ranqueamento nos motores de busca e, com isso, atrair mais visitantes ao site. Para isso, o profissional deve saber avaliar os volumes de buscas mensais feitos pelos usuários para cada palavra-chave.
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O que é SEO e como fazer?
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como o Google ao gerar tráfego e autoridade digital.
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Quem é o SEO da empresa?
O SEO é uma técnica que reúne uma série de ações, que seguem os padrões do maior buscador do mundo, o Google. Assim, essas ações são realizadas de modo a otimizar o seu site, tornando-o mais atrativo para os usuários e relevante perante os motores de busca.
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Como fazer o SEO do meu site?
Dicas de SEO para iniciantes
Elabore uma estratégia de palavras-chave. …
Produza um conteúdo relevante. …
Vá além do superficial. …
Jamais copie conteúdo. …
Indique os conteúdos duplicados com a Canonical Tag. …
Invista na qualidade da escrita. …
Conquiste links externos de qualidade. …
Ofereça links externos de qualidade.
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Qual a diferença entre CEO e SEO?
CEO é o indivíduo responsável por uma empresa ou organização, ou seja, que tem o poder de tomar decisões sobre o negócio. Por outro lado, SEO trata de otimização de sites (SEO), serviço feito por agência de marketing digital SEO.
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Quais as vantagens do SEO?
O SEO definido ao pé da letra, significa “Search Engine Optimization” e quer dizer, otimização para motores de buscas. Sua principal função é melhorar o rankeamento e alcance orgânico de uma página, para que assim ela apareça nas primeiras posições de busca no Google.
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Como usar técnicas de SEO?
5 Técnicas de SEO na prática
Capture palavras-chave de relevância. Utilizar boas palavras-chave é uma das técnicas mais simples e fáceis de colocar em prática ainda hoje. …
Crie conteúdos relevantes e completos. …
Realize a otimização on-page. …
Realize a otimização off-page. …
Saiba utilizar textos âncoras.
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O que é SEO no Instagram?
O termo SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization. Na tradução para o português, é algo como otimização para mecanismos de busca. E como o próprio nome já adianta, essa sigla reúne uma série de estratégias de melhorias no conteúdo e estrutura de sites e blogs.
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O que é o tráfego pago?
O tráfego pago, na verdade, corresponde aos visitantes que chegam até um site ou um perfil nas redes sociais por meio de anúncios, também chamados de mídia paga. Todo acesso que sua plataforma recebe é tráfego, seja ele oriundo de resultados de busca, de redes sociais ou de outros sites da internet
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