Saiba o que é Search Engine Optimization (SEO) e seus benefícios. Abordaremos SEO Analytics, Custos, Palavras-chave e como ficar à frente da concorrência online.
O que é search engine optimization?
Search engine optimization ou simplesmente SEO é o processo de otimização de sites para obter classificações mais altas nos motores de busca com palavras-chave e frases específicas e obter tráfego orgânico “gratuito”.
Os maiores motores de busca são: Google, Bing, Yahoo. Descubra mais motores de busca alternativos .
Ser encontrado no Google hoje e no futuro é um elemento crítico para construir um negócio online de sucesso. Toda empresa deve utilizá-lo da melhor maneira possível em sua estratégia de marketing .
A otimização de mecanismos de pesquisa é um dos melhores métodos para obter tráfego orgânico para seu site, negócios e conteúdo nos mecanismos de pesquisa.
Os efeitos dos motores de busca podem ser sentidos em todos os negócios online e offline, e seus efeitos ainda estão crescendo.
A otimização do mecanismo de pesquisa pode ser dividida em três grupos: SEO técnico, otimização de conteúdo e pesquisa de palavras-chave. Todo grupo é essencial para uma boa estratégia de SEO.
SEO técnico é a prática de otimizar sites. Por exemplo, para ter uma melhor experiência do usuário, velocidades de carregamento mais rápidas e sua segurança.
Na otimização de conteúdo, o objetivo é criar conteúdo que atenda os leitores e suas consultas de pesquisa.
O objetivo da análise e pesquisa de palavras-chave é criar uma estratégia, onde as palavras-chave mais rentáveis sejam encontradas e sejam implementadas através da criação de conteúdo e SEO técnico para o próprio site.
A própria definição de otimização de mecanismo de pesquisa é ser o mais relevante possível para as consultas de pesquisa que estamos direcionando.
É altamente essencial atender seus clientes fornecendo o conteúdo certo que se iguale às suas pesquisas. Os mecanismos de pesquisa recompensam sites com classificações mais altas quando os clientes são mantidos por mais tempo e engajados no site.
Benefícios do Search Engine Optimization para empresas e sites
Seja encontrado na hora certa
O objetivo da otimização de mecanismos de busca é tornar os produtos e serviços das empresas facilmente encontrados na web para os clientes. A maioria dos clientes pesquisa no Google antes de suas decisões finais sobre uma compra.
A chave é fornecer aos clientes as informações que eles estão procurando, sejam as melhores experiências do usuário ou as avaliações dos clientes.
Com as palavras-chave corretas, você pode estar ao lado do seu cliente quando ele estiver procurando pelos serviços que você está prestando.
Uma alta classificação no Google cria confiança com os clientes. Ele informa aos clientes que seu site foi usado e pesquisado por outras pessoas, e a confiança geral nas pesquisas do Google é alta.
Ser encontrado com as palavras-chave precisas que correspondem ao seu negócio é uma parte essencial de uma estratégia de marketing de longo prazo .
As classificações e os resultados ideais podem levar meses, geralmente de 6 a 12 meses. É mais difícil cair de rankings altos se tudo foi feito corretamente, e a estratégia e o conteúdo são sempre relevantes.
Palavras-chave lucrativas e classificações altas geralmente não são obtidas por acaso. Bons rankings levam tempo, a estratégia correta e sua execução.
Vantagem competitiva
A otimização do mecanismo de pesquisa fornece informações sobre o que seus concorrentes estão fazendo online e como se beneficiar dos dados.
Ao criar uma análise de concorrentes baseada em SEO, as empresas encontrarão oportunidades de como crescer além da concorrência. Olhe para os líderes da indústria que estão no ranking mais alto.
Os mecanismos de pesquisa listam milhões e milhões de sites, portanto, é crucial se destacar das massas. Otimizar seus negócios on-line ajuda você a ter sucesso em relação à concorrência.
As empresas que utilizam e reagem ativamente rapidamente a mudanças em uma palavra-chave e SERP (Search Engine Result Page) têm maior probabilidade de permanecer no topo dos resultados.
Tudo isso leva a obter uma vantagem competitiva no mercado. Mesmo empresas menores podem encontrar nichos e permitir que elas concorram de forma eficaz.
Marketing “Gratuito” 24 horas por dia, 7 dias por semana
Os mecanismos de pesquisa trabalham 24 horas por dia, fornecendo os resultados mais úteis para seus usuários. Ser encontrado na primeira página de um mecanismo de busca é uma ferramenta de marketing que nunca descansa muito depois de ser produzida. Outras estratégias de marketing podem ter um prazo de validade devido a restrições orçamentárias ou de tempo.
Os clientes sempre podem encontrar a empresa a partir das pesquisas, seja ela otimizada ativamente ou não.
O acesso online devido aos mecanismos de pesquisa aumenta a atribuição de marketing para uma empresa, à medida que os pontos de contato aumentam, isso levará ao aumento das vendas. Também irá melhorar a notoriedade da marca online.
Ser encontrado à direita faz da otimização de mecanismos de busca uma estratégia de marketing forte e duradoura para qualquer empresa que realiza negócios online.
Análise e resultados de otimização de mecanismos de pesquisa
Medir os resultados do SEO é eficiente e oferece uma oportunidade constante de fornecer insights sobre a melhoria dos resultados.
O uso adequado de web analytics, instalação de suas ferramentas e gerenciamento é uma necessidade, para ter uma estratégia bem-sucedida de SEO.
A análise da Web fornece dados críticos e KPIs (Key Performance Indicators) para acompanhar os resultados da otimização do mecanismo de pesquisa.
Palavras-chave
Palavras-chave ou consultas de pesquisa são as palavras que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar tópicos relevantes, e o mecanismo de pesquisa fornece resultados de consulta que correspondem melhor às palavras-chave.
Escolher e descobrir as palavras-chave certas às vezes pode ser difícil, mas analisando os resultados anteriores, as melhores palavras-chave para segmentar podem ser encontradas.
Use ferramentas como o keywordtool.io e o planejador de palavras-chave no Google Ads para descobrir novas palavras-chave a serem usadas.
Palavras-chave de cauda longa têm mais de três palavras e geralmente têm menos concorrência do que suas contrapartes mais curtas. Palavras-chave de cauda longa fornecem uma intenção mais detalhada de um usuário. Em SEO, é vital ter palavras-chave de cauda longa em sua estratégia.
Google Search Console
O Google Search Console é uma das ferramentas mais poderosas para acompanhar seus resultados e o crescimento do tráfego orgânico e as palavras-chave que o produzem.
O Google Search Console permite que os sites encontrem:
- Novas oportunidades de palavras-chave
- Novas oportunidades de palavras-chave de cauda longa
- Melhoria das taxas de cliques
- A otimização de títulos terá uma CTR mais alta
- Acompanhando a quantidade de cliques para cada palavra-chave
- Acompanhamento de posições médias de palavras-chave e suas páginas nos resultados de pesquisa (SERP)
- Acompanhamento do alcance atual com impressões
- Acompanhamento dos resultados da pesquisa de imagens e vídeos
- Acompanhamento do desempenho por país ou dispositivo
- Ferramentas de aprimoramento adicionais:
- Velocidade
- Usabilidade móvel
- Caixa de pesquisa de sitelink

Google Analytics: relatórios de tráfego orgânico
Os relatórios de tráfego orgânico do Google Analytics oferecem uma maneira de ver em tempo real como os usuários do tráfego orgânico estão se comportando e convertendo.
Por exemplo, acompanhe o seguinte:
- Landing pages orgânicas e suas taxas de conversão
- Taxas de rejeição
- Fontes do mecanismo de pesquisa
- Usuários de dispositivos móveis vs. computadores
- Usuários orgânicos novos x recorrentes
- País
- Duração da sessão e páginas por sessão
- etc.

Através do uso de web analytics, as empresas encontrarão novos caminhos para expandir, o que não seria óbvio a princípio. Especialmente, com o console de pesquisa, você pode descobrir novos produtos ou até categorias de produtos que os usuários já estão pesquisando para encontrar seu site.
Quanto ser o primeiro em SERP importa no final?
Em suma, muito, mas essa não é toda a história.
Saiba mais com um estudo de caso de ser o primeiro em SERP afetou esta loja online quando usamos os métodos corretos de SEO para comércio eletrônico .
As próprias palavras-chave precisarão ter uma certa quantidade de pesquisas mensais para serem viáveis para uma estratégia forte. Ser o primeiro em palavras-chave que não geram valor ou mesmo tráfego não deve ser incluído em um plano de palavras-chave. Sempre otimize com metas em mente.
É fundamental medir, de tempos em tempos, palavras-chave próprias e suas posições. Fique atento ao quanto eles estão produzindo tráfego orgânico, ou mais importante, conversões.
A otimização de mecanismos de pesquisa é mais do que apenas ser o primeiro em SERPs. Toda a imagem deve ser levada em consideração. Quantos cliques, impressões e conversões cada palavra-chave, no final, produz.
Todo plano ou estratégia de palavras-chave precisa ser atualizado se as metas e os resultados não forem alcançados. Com a análise de SEO, tente descobrir palavras-chave para o futuro que tenham o potencial de trazer mais resultados.
Ao encontrar e testar novas ideias de palavras-chave, é importante manter as palavras-chave o mais relevantes possível para a consulta de pesquisa em questão.
Todos os itens acima são os melhores benefícios da análise da web para a otimização de mecanismos de pesquisa.
Desabilitar barreiras, organizar e otimizar o conteúdo e a utilização de novas tecnologias proporcionam crescimento.
Leia mais sobre análise da web.
Tráfego orgânico e pesquisa
Tráfego orgânico significa tráfego de um mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa não são pagos para fornecer tráfego orgânico. O tráfego de referência ou social não é considerado tráfego orgânico.
O objetivo da otimização de mecanismos de pesquisa é aumentar o tráfego orgânico para sites, que podem se transformar em vendas e outras conversões.
Considera-se que o tráfego orgânico traz a melhor qualidade de leads online quando comparado ao tráfego pago. Leia mais através do Relatório Hubspot State of Inbound 2018 .
Na maioria dos casos, o tráfego orgânico é mais fácil de usar e menos irritante para os clientes do que a pesquisa paga. Os mecanismos de pesquisa sempre tentam combinar as consultas de pesquisa com as melhores opções possíveis para os usuários.
Ou seja, investir em conteúdo de alta qualidade para o cliente trará mais resultados.
Saiba mais sobre marketing de conteúdo.
A pesquisa orgânica, a partir de agora, ainda traz a maioria dos cliques de um mecanismo de pesquisa. No entanto, os canais de pesquisa paga estão aumentando e se tornando mais úteis a cada dia.
O tráfego orgânico pode ser rastreado com análise da web, como mencionado anteriormente, e fornecer uma melhor figura de clientes e usuários novos e atuais.
Search Engine Optimization melhora sites por padrão
Um site bem otimizado tem, por padrão, uma melhor experiência do usuário que faz com que os usuários aproveitem o site por mais tempo, aumentando assim as classificações.
A otimização ajuda as empresas a melhorar seu processo de vendas online, produzindo conteúdo que corresponda às intenções dos usuários.
Ideias para aumentar a experiência e otimização do usuário:
- Velocidades de carregamento de sites mais rápidas
- Qualidade do conteúdo ( Leia mais sobre como o conteúdo de formato longo funcionou melhor para os rankings. )
- Conteúdo exclusivo e direcionado
- Segurança aprimorada (pelo menos https, por exemplo)
- Links de entrada e backlinks
- Versão móvel altamente funcional
- Melhorar as taxas de cliques em todo o site
- Materiais de alta qualidade, como vídeos e imagens
- Expandindo o conteúdo de um site
- Excluindo páginas inúteis e links e páginas mortas
Custo de otimização do mecanismo de pesquisa

Muito provavelmente, cada dólar gasto em SEO fornecerá mais retornos quando comparado a outros canais de marketing .

A otimização de mecanismos de pesquisa é um processo contínuo e em constante mudança que é definido pela concorrência, escolhas de palavras-chave e atualizações nos mecanismos de pesquisa.
SEO é algo que deve ser incluído em todas as estratégias de marketing online desde o início para obter os melhores benefícios.
Para as pequenas e médias empresas, o SEO oferece a técnica de crescimento mais econômica. Enquanto as grandes empresas podem e vão usar seus enormes orçamentos de publicidade para produzir campanhas grandes e caras, as PMEs ainda podem prosperar com SEO em seus nichos.
Por exemplo, pequenas empresas e sites que usam plataformas como o WordPress podem utilizar plugins (Yoast e muitos outros) para orientá-lo em SEO.
A terceirização de SEO se torna viável, quando você não tem tempo suficiente, os resultados não são bons o suficiente ou é necessária orientação.
O processo de trabalhar com uma agência de SEO pode ser dividido em duas partes, normalmente:
- Na primeira etapa, há um procedimento de auditoria em que os resultados atuais são medidos e são feitas as alterações primárias.
- Na segunda etapa, haverá mais análise e rastreamento em que os resultados são aprimorados com incrementos menores.
Como o SEO beneficia outros métodos de marketing online
O SEO pode ser visto como um ponto de partida para o marketing online , após o qual é mais fácil adicionar outros métodos de marketing online de forma lucrativa à estratégia.
Uma marca estabelecida online obterá o máximo de benefícios de estratégias adicionais de marketing online.
Leia mais sobre marketing de mecanismo de pesquisa (SEM) ou anúncios do Facebook.
Um exemplo em publicidade PPC (Pay-Per-Click):
SEO desempenha um papel importante na criação de campanhas PPC de sucesso. Quando feito corretamente, reduzirá os custos do PPC.
Por exemplo:
- Um cliente clica nos anúncios primeiro.
- Então decide fazer algumas pesquisas no Google para encontrar outros concorrentes.
- Cliques nos primeiros resultados de resultados orgânicos no Google
- Era a empresa do anúncio o tempo todo.
- O clique veio porque parecia familiar de antes.
Conseguimos reduzir o custo de marketing para nossos clientes, pois suas principais classificações de palavras-chave subiram de 5 e 9 para 1 e 2. Efetivamente, isso mudou a forma como a estratégia de marketing foi implementada nos próximos meses para o benefício do SEO.
Ganhar essas posições dobrou o tráfego orgânico. Concluímos que investir em SEO, nesse caso, era o melhor caminho para o futuro.
Toda estratégia de marketing online tem um efeito complementar no SEO, que por si só fornece dados valiosos para outras estratégias.
Por exemplo, construir uma marca online com o uso de PR fornece backlinks importantes para SEO utilizar.
Saiba mais sobre marketing de crescimento. Uma Estratégia dedicada ao crescimento, na qual o SEO também faz parte.
Engaio Digital é uma agência de SEO que ajuda as empresas a alcançar seu potencial e crescer além dele em buscas orgânicas e tráfego.
Faq: Dúvidas frequestes sobre SEO
O que é SEO?
Trata-se de um conjunto de técnicas que têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa.
Quais são os fatores de posicionamento do SEO?
Qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, performance da página, arquitetura do site, backlinks, sinais sociais e menções à marca e muitos outros.
O que é SEO e como fazer?
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como o Google ao gerar tráfego e autoridade digital.
Como fazer o SEO do meu site?
Dicas de SEO para iniciantes
Elabore uma estratégia de palavras-chave. …
Produza um conteúdo relevante. …
Vá além do superficial. …
Jamais copie conteúdo. …
Indique os conteúdos duplicados com a Canonical Tag. …
Invista na qualidade da escrita. …
Conquiste links externos de qualidade. …
Ofereça links externos de qualidade.
Quanto ganha um profissional de SEO?
No cargo de Analista de SEO se inicia ganhando R$ 2.068,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.659,00. A média salarial para Analista de SEO no Brasil é de R$ 2.578,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
Quais as vantagens do SEO?
O SEO definido ao pé da letra, significa “Search Engine Optimization” e quer dizer, otimização para motores de buscas. Sua principal função é melhorar o rankeamento e alcance orgânico de uma página, para que assim ela apareça nas primeiras posições de busca no Google.
Como ficar no topo da pesquisa Google?
Abaixo selecionamos 8 dicas para conseguir isso.
Concentre em uma boa palavra-chave. …
Veja o que a concorrência está fazendo. …
Tenha um bom conteúdo. …
Coloque a palavra-chave no título da página. …
Tenha atenção com os cabeçalhos. …
Use o alt nas imagens. …
Use a palavra-chave na URL. …
Insira links internos.
Como saber se meu site aparece no Google?
Agora que você já entende melhor como funciona o mecanismo, a primeira tarefa é verificar se seu site está no índice do Google: Entre na página principal do Google e digite: “site: + url do seu site”. Exemplo: uma pesquisa por “site:petitmidiassociais.com” vai entregar estes resultados.
Como fazer seu site em WordPress aparecer no Google?
Para fazer site WordPress aparecer no Google é possível utilizar plugins que lhe ajudarão tanto com o SEO on-page, quanto com o SEO off-page. Isso permite que até mesmo estudantes de SEO consigam resolver vários problemas de SEO.
Como pagar a Google para aparecer primeiro?
Apesar de não ser necessário pagar nada para o Google, para o seu site aparecer como um dos primeiros resultados da busca orgânica você precisará contratar uma agência para desenvolver o seu site ou para otimizá-lo.