O que é Marketing Digital?
O marketing digital é a publicidade e a distribuição de conteúdo por meio de uma variedade de canais digitais.
O marketing digital inclui canais online como motores de busca, redes sociais, e-mail, aplicativos, sites e quaisquer novos canais digitais que possam surgir com a possibilidade de publicidade. Também inclui canais offline que incluem mídia digital também.
O crescimento da mídia digital e das plataformas digitais tornou o marketing digital a forma mais potente de marketing. Mesmo os canais tradicionais estão mudando para encaixar mais mídia digital neles, e isso enfatiza sua importância em uma estratégia de marketing moderna.
Abordaremos mais sobre o que é marketing digital, explorando exemplos e os benefícios que ele pode fornecer a você.
10 Benefícios do Marketing Digital:
- Alcance e visibilidade online globais
- Segmentação eficaz
- Aumenta os resultados das táticas de marketing offline
- Custo
- Variedade em estratégias de marketing digital
- Vários tipos de conteúdo
- Maior engajamento
- Velocidade
- Análise e otimização
- Fácil de começar
Alcance e visibilidade on-line globais
O marketing digital é global e o alcance que você pode alcançar com ele é imenso. Comparado ao marketing tradicional, que é restrito principalmente pela geografia, coordenar uma campanha de marketing internacional pode ser árduo e trabalhoso.
Mesmo uma pequena empresa local com uma loja online pode alcançar um público internacional adequado ao seu grupo de clientes-alvo em todo o mundo. A acessibilidade online abriu muitas oportunidades de crescimento para as empresas tradicionais explorarem.
As empresas dispostas a enfrentar e se deliciar com o marketing digital podem superar os obstáculos dos limites de crescimento estabelecidos por seus modelos de negócios desatualizados. Uma empresa moderna utiliza o público global on-line para crescer e dimensionar seus negócios.
O marketing digital democratizou o acesso internacional para empresas menores dispostas a crescer online. Ativar as estratégias em seu plano de negócios o ajudará a descobrir caminhos mais lucrativos.
A combinação de alcance e visibilidade que os mecanismos de busca e as plataformas de mídia social podem alcançar mesmo para um produto ou serviço de nicho é uma oportunidade para qualquer negócio.
Visibilidade local
Embora o alcance global seja um dos benefícios mais significativos do marketing digital, a visibilidade local aprimorada que as empresas podem obter on-line com ele é importante, especialmente se sua empresa depende de clientes próximos.
Como seus clientes, na maioria das vezes, estão iniciando sua jornada de compra on-line, pesquisando no Google ou descobrindo serviços nas mídias sociais. Ser encontrado à direita será essencial para qualquer empresa e especialmente crucial para empresas locais que tentam sobreviver à diminuição da visibilidade offline.
A publicidade on-line local e o SEO local podem ser benéficos e uma estratégia de baixo custo para empresas locais que tentam atrair mais clientes de conversão para suas portas.
Em comparação com outras formas de publicidade local, a publicidade on-line local pode ser mais acessível do que suas contrapartes. Às vezes, você pode até chegar a um bairro inteiro com menos do que levaria para imprimir os panfletos.
Segmentação eficaz
Toda tática de marketing digital usa métodos de segmentação altamente eficientes em seu benefício. Mesmo que você não tenha uma ideia clara de qual é o seu público-alvo, com o marketing digital você pode extrair dados para ver quais públicos funcionaram melhor para você e otimizar sua campanha com os aprendizados.
As limitações de segmentação dos métodos tradicionais de marketing aumentarão seus custos gerais de marketing, pois o público pode não ser tão definido quando comparado aos métodos de marketing digital.
Com o marketing digital, você sempre sabe quais públicos funcionam melhor e tem a capacidade de alcançar os melhores públicos ao criar campanhas para segmentá-los.
Seja a segmentação por palavras-chave para otimização de mecanismos de busca (SEO) e pay-per-click (PPC) ou por meio de informações demográficas nas redes sociais, as muitas opções de segmentação à sua disposição garantem que cada campanha alcance o público desejado.
O benefício do marketing digital para direcionamento é a oportunidade de desenvolver públicos melhores e mais direcionados para campanhas futuras. Com a otimização de públicos, você sempre pode saber quem é o melhor cliente para você.
Como a empresa tem total controle da segmentação, ela pode desenvolver campanhas mais envolventes para melhorar os resultados do marketing . O público estático é coisa do passado, e os clientes criam novos comportamentos e interesses o tempo todo.
Compreender as mudanças rapidamente e modificar as campanhas para essas mudanças é uma estratégia robusta de marketing digital.
A capacidade de entender rapidamente as necessidades dos clientes é uma maneira de preparar uma empresa para o futuro.
A segmentação é uma diferença crucial quando comparada ao marketing tradicional.
Qualquer pessoa pode começar a utilizar opções complexas de segmentação em plataformas de publicidade online. Com ou sem dados, é possível ter uma ideia do seu público-alvo.
Digamos que você queira construir uma campanha baseada em vendas para sua loja virtual com Facebook Ads , mas você não tem os dados, portanto, a confiança no que funcionaria. Com o Facebook, por exemplo, você pode começar testando interesses mais amplos que sejam relevantes para seus negócios e dimensionar orçamentos de anúncios com uma compreensão mais profunda de seu público-alvo.
O marketing digital aumenta os resultados das táticas de marketing offline
Estratégias de marketing offline, incluindo TV, rádio, telemarketing, outdoors e muito mais, todas se beneficiam do uso do marketing digital. Ele pode aumentar seus resultados quando você otimizar sua presença online para que seu público-alvo possa encontrá-lo facilmente novamente depois de ouvir sobre você de uma fonte offline.
Por exemplo, quando você está veiculando comerciais de TV e rádio, nomes de marcas fáceis de lembrar, frases de efeito e hashtags são uma maneira de encontrá-lo novamente online. Otimizar seu SEO com esses parâmetros de campanha torna seu site e perfis de mídia social facilmente encontrados no momento certo quando seus clientes estão procurando por você.
Você pode acompanhar essas ações off-line para on-line para melhorar sua conversão em seus sites e páginas de destino de destino .
Como a maioria dos anúncios offline tende a ser mais local para atender às necessidades locais, o uso de anúncios online locais em conjunto com anúncios offline locais pode trazer mais resultados de ambos.
Executando anúncios locais do Google e anúncios do Facebook para segmentar uma área local quando combinados com anúncios offline, você maximiza seu alcance potencial e reconhecimento de marca nesse local.
Custo de marketing digital
O marketing digital é uma forma de marketing econômica. Usando estratégias de marketing digital para promover seu negócio, seja local, internacional, pequeno ou grande, a estratégia oferece uma solução econômica para expandir seus negócios.
Você pode reduzir seus custos gerais de campanha digital otimizando-os à medida que cada resultado é medido.
Mesmo as menores empresas podem usar estratégias altamente direcionadas para começar a expandir seus negócios para competir com empresas maiores cujas campanhas publicitárias podem ser maiores do que as próprias pequenas empresas.
Os resultados do marketing digital são o que o torna rentável. Algumas estratégias são gratuitas para começar, como otimização de mecanismos de busca (SEO), mídia social e marketing de conteúdo .
Nem todas as formas de marketing online são adequadas para todos os negócios. Outras táticas têm mais custos envolvidos do que outras, mas todo negócio pode encontrar soluções adequadas dentro do marketing digital.
Geralmente, o marketing online oferece um maior retorno sobre os investimentos .
Por exemplo, uma empresa de médio porte deseja criar uma campanha local para promover sua nova localização, e seu concorrente parece ter sobrecarregado o mercado local com a mídia tradicional. O que eles podem fazer mesmo com um orçamento baixo é segmentar os clientes mais próximos e relevantes para serem ativos localmente, mas digitalmente para aumentar as vendas com custos mais baixos do que seu concorrente está gastando.
Elementos dos custos de marketing digital:
- Gestão e mão de obra
- O custo do anúncio online (ou seja, Pay-Per-Click)
- Criação de conteúdo
- Preço das ferramentas de marketing digital
- Custo das páginas de destino e outros serviços técnicos relacionados ao site
- Taxas de agência se terceirizada
Variedade de estratégias de marketing digital
A beleza do marketing digital é sua capacidade de desenvolver novas estratégias rapidamente para atender às necessidades específicas de seus negócios. Uma empresa B2B interessada em obter leads internacionais, uma loja online B2C que vende roupas ou uma empresa local que vende reparos de telhados, todos têm necessidades muito diferentes quando se trata de presença digital otimizada.
Isso não significa que as estratégias de marketing digital não se sobreponham com frequência. Métodos e táticas usados por outras pessoas podem ser um sinal revelador de que algo está funcionando bem.
Enquanto outras empresas podem expandir mais facilmente com seu marketing de conteúdo de uma maneira mais lucrativa para obter mais tráfego com SEO, outras podem utilizar campanhas publicitárias baseadas em conversão. Uma abordagem não vai tirar de outra estratégia. A chave é sempre desenvolver melhores táticas e métodos ao tentar atingir objetivos específicos. Por causa da variedade, os objetivos e a escala são os mais importantes.
Uma estratégia de marketing digital bem executada está viva e se transforma ao longo do tempo à medida que as necessidades dos negócios se transformam. Uma empresa nova ou pequena pode ainda estar em fase de teste de suas linhas de produtos e precisar de publicidade para provar um conceito antes de escalar, ou sem um orçamento suficiente, uma nova empresa requer um planejamento mais cuidadoso para obter o máximo de cada dólar gasto.
Aprenda 12 estratégias de marketing digital para pequenas empresas aqui.
Por exemplo, ao atingir o ajuste ao mercado do produto após a fase de teste, você descobre que está pronto para lançar seus produtos para as massas. Nesse caso, sua estratégia de marketing digital teve que mudar para atender às suas novas necessidades, pois a fase de teste inicial não pode ajudá-lo a dimensionar tão bem.
Como o benefício do marketing digital são os dados, ele fornece entre cada etapa e, por meio da análise de cada tática e seus resultados, você pode começar a criar abordagens exclusivas para cada etapa dos requisitos de suas metas de negócios.
O marketing de crescimento é uma estratégia de marketing digital digna de nota, pois muitas empresas podem se beneficiar de sua busca pelo crescimento. Saiba mais sobre marketing de crescimento.
Estratégias comuns de marketing digital
- Criação de conteúdo baseado em SEO (para o seu site)
- Marketing de vídeo com o Youtube (+ Youtube Video Ads )
- Marketing de mídia social
- Marketing de email
- Pesquisa local
- Marketing de mecanismo de pesquisa (ou seja, Google, Bing)
- Anúncios pagos sociais (ou seja, Facebook, LinkedIn)
- Remarketing
- Marketing de influenciadores
- Engajamento do fórum (Quora)
- Otimização de conversões com análise
- Geração de leads
Variedade de tipos de conteúdo para oportunidades de branding
Um benefício crucial do marketing digital é a capacidade de usar diferentes tipos de conteúdo para expressar sua marca online.
Para muitas plataformas, você pode usar uma ampla variedade de tipos de conteúdo para manter sua marca atualizada e criar campanhas on-line eficazes para atingir suas metas de marketing digital.
Produzir uma campanha online multiplataforma utilizando os formatos de conteúdo mais relevantes que se adequam à sua marca é uma tática poderosa de marketing digital.
Quando comparado ao marketing tradicional, no marketing online, você pode reproduzir conteúdo com mais facilidade para caber em quantas plataformas quiser em sua estratégia geral, e as restrições são muito menos onerosas.
Com o marketing digital, sua estratégia de distribuição de conteúdo é vital: onde publicar, para quem publicar, o que publicar e quais são os objetivos subjacentes do conteúdo. O marketing online permite a criação de experiências de conteúdo completas para aumentar o engajamento de seus clientes. Quanto mais engajamento sua marca receber online, melhores serão seus resultados.
Por exemplo, você está gerando leads B2B para expandir seus negócios e seu método principal inclui anúncios pagos na Pesquisa do Google e no LinkedIn . Você descobriu que suas campanhas de melhor desempenho têm algumas semelhanças entre elas e deseja expandir a melhor campanha para reduzir os custos de lead. Você poderia estudar que tipo de conteúdo a melhor campanha tinha e tentar reproduzi-lo em outros canais também.
Digamos, dos anúncios e páginas de destino com melhor desempenho; você encontrou alguns tópicos que seu público-alvo gosta. Agora você pode usar os mesmos tópicos para construir um blog em torno desses tópicos para ganhar tráfego através da otimização de mecanismos de busca, usar os tópicos em seu email marketing ou até mesmo criar vídeos envolventes para serem compartilhados no Youtube.
A parte importante é isolar quais tipos de conteúdo funcionam e onde publicar para atender às necessidades de seu público-alvo.
Maior envolvimento
O marketing digital, por padrão, é um meio altamente envolvente, sejam usuários compartilhando seu conteúdo nas mídias sociais, engajando-se com um artigo longo ou engajando-se com seu site após um clique em um anúncio pago.
Como todas as ações de visitantes e clientes no marketing digital podem ser mensuradas, ele permite que você crie formas de publicidade ainda mais envolventes para aumentar as vendas e o reconhecimento da marca.
O benefício do aumento do engajamento são clientes mais fiéis e aumento da repetição de negócios. Quanto mais engajamento, mais aumenta a oportunidade de aproveitar o poder do boca a boca.
Se sua empresa tiver o máximo de cobertura possível online e as interações com sua empresa forem envolventes, tudo isso produzirá uma marca online mais saudável. As marcas que usam efetivamente formatos de engajamento em suas estratégias online têm mais facilidade para converter até mesmo o tráfego frio em clientes fiéis.
Somente através da publicidade online, a publicidade de retargeting é possível. Utilizar campanhas de retargeting para maximizar o engajamento em suas campanhas publicitárias é uma estratégia poderosa para ganhar mais com as atividades online.
Velocidade
As empresas que utilizam o marketing digital podem alcançar tantos visitantes quanto seus orçamentos permitirem rapidamente. Ao usar estratégias que envolvem métodos de publicidade online, como Google Ads ou LinkedIn Ads, você pode atingir seu público-alvo muito rapidamente.
O benefício da velocidade é que você pode testar novas ideias de marketing rapidamente para ver qual delas funcionaria melhor em sua situação. A velocidade permite que táticas lucrativas emergentes apareçam para o seu negócio. Não há necessidade de esperar muito tempo, apenas para ver que uma campanha de marketing não está funcionando como pretendido.
Métodos orgânicos como SEO, criação de conteúdo e mídias sociais orgânicas podem não ser viáveis quando se trata de velocidade. Ainda assim, eles oferecem outros benefícios, como visibilidade de longo prazo com custo menor quando criados corretamente.
A combinação da velocidade da publicidade online e o uso de seus resultados em suas estratégias orgânicas reduzirá o custo da publicidade como um todo.
Por exemplo, você criou uma campanha bem-sucedida e lucrativa com anúncios do Google; agora, você pode usar os dados para melhorar seu SEO e marketing de conteúdo.
Se você tem uma meta de campanha de visibilidade máxima no menor tempo possível, digamos, para as festas de fim de ano, o marketing digital permite que você alcance o máximo de clientes que puder em seu orçamento.
A criação de conteúdo e o conteúdo adequado para o público certo podem levar tempo, mas para o Google Ads baseado em pesquisa, o tempo necessário para criar a cópia necessária para os anúncios é rápido.
Análise de marketing digital: medição e otimização
A análise da Web é um benefício essencial do marketing digital. O uso de web analytics permite a mensuração do resultado das campanhas de marketing digital em tempo real.
No marketing online, tudo, como ações e estratégias, pode ser medido e, portanto, otimizado para melhores resultados. Medir tudo torna os planos de otimização mais precisos e quaisquer possíveis erros podem ser corrigidos mais cedo ou mais tarde.
A utilização de análises em suas campanhas de marketing permite que você tenha controle total de seus funis de vendas e a capacidade de identificar todas as fontes de tráfego e seu desempenho.
Seja usando ferramentas como o Google Analytics em seu site ou medindo resultados de campanhas publicitárias diretamente da plataforma de anúncios, os resultados são medidos principalmente da mesma maneira, o que facilita a comparação de resultados entre plataformas para tomar melhores decisões baseadas em dados.
Por exemplo, entender como diferentes públicos-alvo reagem à sua comunicação de marketing desde o início será um fator determinante de uma campanha online bem-sucedida.
O fluxo de dados que a análise da web permite que você altere suas estratégias em tempo real.
Saiba mais sobre análise da web e seus benefícios.
Sua campanha não está convertendo do jeito que você pensava? Examinar os dados lhe dirá onde algo pode ter dado errado.
Digamos que você esteja criando uma campanha de marketing online que usará uma variedade de plataformas para distribuir seus anúncios e começaria distribuindo igualmente os orçamentos de acordo com as preferências iniciais.
À medida que a campanha começa e os dados chegam, você logo perceberá que algumas plataformas estão superando outras. Surgem duas opções: você alteraria o orçamento para favorecer as campanhas de melhor desempenho ou até mesmo cancelaria as de pior desempenho.
Há um caso a ser dito que muitos dados, que incluem muitas variáveis que podem levar você a tomar decisões erradas se seus objetivos não forem os melhores para o seu negócio.
Marketing Orientado a Objetivos
O marketing digital é um marketing orientado a objetivos, onde os objetivos de negócios cuidadosamente conduzidos devem orientar as decisões de marketing on-line e as estratégias escolhidas.
Toda campanha de marketing online requer uma meta e um conjunto de submetas para atingir e permitir resultados de benchmarking. Um conjunto de KPIs relevantes ajuda você a decidir se você completou seus objetivos ou não.
Um objetivo no marketing digital não precisa ser básico como apenas vendas, cliques ou leads, mas ter objetivos mais complexos pode fornecer ao proprietário de uma empresa uma compreensão mais profunda de sua situação atual no mercado e como melhorar sua posição em relação concorrentes.
No final, quaisquer que sejam os objetivos escolhidos, as ferramentas certas de análise da web são necessárias para acompanhar o progresso. Por exemplo, configurar as metas certas no Google Analytics pode fornecer informações sobre as metas e suas submetas.
Uma parte essencial do marketing orientado a metas é a oportunidade de aprender, ajustar e continuar testando novas maneiras de melhorar os resultados. Também é preciso ter em mente que as metas previamente estabelecidas podem estar erradas, e é fundamental continuar atualizando as metas quando ficar claro que as metas escolhidas não estão fornecendo ao negócio o que ele precisa.
Fácil de começar
Dentro do marketing digital, existem muitas habilidades individuais necessárias se você aplicar todas as ideias e estratégias existentes. Mais importante, seria melhor planejar suas habilidades e outros recursos ao criar a estratégia de marketing digital da sua empresa.
Por exemplo, se sua empresa depende do tráfego de pedestres para gerar a maior parte de suas vendas, melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa local e otimizar o Google Meu Negócio seria um começo relativamente simples.
Uma loja online, por outro lado, pode aprender fazendo publicidade online em pequena escala com o Google e o Facebook enquanto maximiza seus esforços de SEO. A chave é focar no que está produzindo os resultados desejados. Se você está focado em vendas, concentre-se em campanhas de conversão baseadas em vendas. Se você está maximizando o reconhecimento da marca, maximizar a visibilidade seria melhor.
A complexidade do marketing digital vem do aumento dos orçamentos, da natureza dos objetivos das campanhas e da escala desejada. Um orçamento mais alto exigirá mais trabalho e experiência se o objetivo for construir uma campanha lucrativa.
Qualquer empresa que queira se preparar para o futuro precisará entender o básico do marketing digital até certo ponto, seja com um funcionário ou com os proprietários da empresa. À medida que as estratégias e os orçamentos se tornam complexos e multifacetados, cresce a necessidade de construir uma equipe de marketing digital ou contratar uma agência.
Ficar desencorajado por resultados ruins, logo no início, pode prejudicar seu interesse pelo marketing digital. Ainda assim, é crucial entender que toda empresa, independentemente do setor, serviço ou público-alvo, pode crescer ainda mais online.
É mais uma questão de encontrar a estratégia certa, as pessoas certas para implementá-las e isolar as melhores e mais relevantes metas para o seu negócio.
Aprenda a construir uma estratégia de marketing digital.
Conclusão
O marketing digital é uma necessidade hoje em dia para construir um negócio moderno de sucesso. Os muitos benefícios do marketing digital podem melhorar o seu negócio para ser o melhor possível. Seja para aumentar as vendas e leads ou o reconhecimento da marca.
Os canais digitais continuarão aumentando seu público, e saber onde promover seus negócios com mais eficácia são perguntas que você precisa responder.
Ao entender o que está por vir no espaço da transformação digital e online, as empresas que aproveitam o crescimento do público online estarão muito à frente da concorrência.
A democratização do marketing por meio de canais online ampliou a oportunidade de muitas empresas competirem onde, no passado, seria mais difícil e caro.
Nas empresas de hoje, pequenas e grandes competem em condições mais equitativas. Em contraste, outros têm mais oportunidades com orçamentos significativamente mais substanciais, mas isso não significa que eles venceram a competição apenas com um orçamento maior. Tudo se resume a quão bem uma estratégia será implementada em cada situação única.
O marketing digital permite o crescimento.
Faq: Dúvidas frequentes
O que é marketing digital e quais suas vantagens?
Em uma rápida definição podemos entender o marketing digital como o conjunto de atividades que uma empresa desenvolve no ambiente online com o objetivo de consolidar a imagem da marca, atrair novos clientes e construir relacionamento
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Quais são os benefícios do marketing?
O Marketing para sua empresa apresenta estratégias que promovem sua empresa. …
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Quais as 4 vantagens do marketing digital?
As 4 grandes vantagens do marketing digital sobre o marketing…
1 – Custos bem mais baixos.
2 – Maior segmentação de público.
3 – Conhecimento mais amplo das métricas.
4 – Implementação rápida.
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Quais os pontos positivos do marketing digital?
Os principais pontos positivos do Marketing Digital são:
Melhor custo-benefício para a execução; alto engajamento com o público; fácil segmentação de público; maior precisão de dados e resultados.
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Quais são os quatro pilares básicos do marketing digital?
Conforme nossa pesquisa de Marketing Digital, aqui estão seus 4 pilares:
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O que fazer para trabalhar com marketing digital?
Há algumas formas de fazer isso:
Ler pesquisas e ficar de olho em tendências.
Consumidor conteúdo (livros, artigos em blogs, vídeos, webinars, e-mail marketing…)
Fazer cursos.
Participar de eventos (congressos, palestras…)
Testar novas ferramentas.
Conversar com outros profissionais.
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Quais são os exemplos de marketing digital?
Os exemplos de marketing digital são:
Invista nas lives;
Diversifique os formatos e canais de conteúdo;
Venda pelas redes sociais;
Reforce o posicionamento nas mídias digitais;
Atente-se às oportunidades para produção de conteúdo;
Aposte na análise de dados;
Tenha foco no SEO;
Otimize o investimento de mídias pagas;
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Como funciona o mercado de marketing digital?
Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com isso, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
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Como começar do zero no marketing digital?
Sendo assim, se você quer saber como começar a utilizar o marketing digital a seu favor, separamos dicas importantes a seguir.
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Conclusão.
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Qual o valor de um curso de marketing digital?
R$ 309,00
O valor do curso de Marketing Digital pode variar de acordo com grau e com a modalidade, presencial, semipresencial ou EAD. O valor médio da mensalidade do curso de Marketing Digital é de R$ 309,00. Entretanto, é possível conseguir bolsas de estudo, com mensalidades a partir de R$ 199,00.
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