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Criação de Sites Otimizados

Criação de Sites Otimizados

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Criação de Sites Otimizados

Site Otimizado

Hoje em dia não basta ter um site – para que você tenha sucesso na internet (leia-se “audiência”), é necessário que ele seja otimizado para os mecanismos de busca; afinal, as visitas originadas por estes mecanismos (principalmente o Google) geralmente representam entre 60% e 90% do total de visitas de um site otimizado. Ou seja: se seu site não é otimizado, o total de visitas que ele recebe atualmente poderia representar entre 10% e 40% do total das visitas se ele fosse otimizado – imagine só quão Outro ponto de essencial importância atualmente é que o site seja dinâmico, permitindo que o proprietário do site o atualize inserindo novas páginas, notícias, fotos, textos, vídeos, enfim… que faça o gerenciamento de todo o conteúdo do site através de uma área administrativa protegida por login e senha, sem depender de Webmasters ou Webdesign para isso.

Interatividade é uma tendência na internet. E o brasileiro já aprendeu a buscar interatividade sempre que está na internet. Hoje em dia Orkut, Youtube, Videolog, Flickr, Picasa, Twitter e outras redes sociais estão presentes no dia a dia dos internautas, que já se acostumaram a interagir com outras pessoas e empresas através da internet. Nesse contexto, o site que oferece recursos de interatividade ganha a preferência dos internautas e sai na frente.

 

Criação de Sites Otimizados

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Criação de Sites Otimizados

Primeiro Lugar não ambiciona pouco: quer cuidar de sua marca na Internet, oferecendo criação e otimização de sites para mecanismos de busca que, desde o esboço, são planejados para que sua empresa alcance as primeiras posições em sites de busca.

Pesquisas revelam que 85% das vendas de comércio eletrônico no Brasil tiveram participação em algum momento de sites de busca. Portanto, seu site será otimizado para que você apareça em buscadores como Google, Yahoo! e Bing e assim aumente suas vendas.

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Como colocar um site na primeira página do Google

Como colocar um site na primeira página do Google

Como colocar um site na primeira página do Google

Consiga Links

O principal fator de posicionamento do Google é a quantidade e a qualidade de links de outros sites que apontam para o seu. Então, se você quer o seu site na primeira página do Google, consiga links. Porém, não é qualquer link que serve. É necessário que os sites que forneçam links para o seu sejam de assuntos relacionados ao seu site; no nosso caso, blogs que falem de culinária, doces, chocolates, diabéticos, etc.

Outra questão importante é o texto âncora do link. O ideal é que a palavra-chave esteja no texto âncora e será melhor ainda se estiver de forma exata, como, por exemplo, bolo prestígio diet.

Mas você deve estar se perguntando: como posso conseguir estes links? A resposta é: produza algum conteúdo relevante nesta página, por exemplo, coloque a receita do bolo prestígio diet. Assim, outros sites ou blogs poderão linkar o seu site, visando expor a receita aos leitores deles e você poderá ganhar mais links. O processo de aquisição de links é chamado de Link Building. O Link Building é um conjunto de técnicas que visam à obtenção de links, porém pela complexidade do assunto, não iremos descrevê-lo neste artigo.

Título da Página

É essencial que a palavra-chave esteja no título da página. O título da página (tag <title>) é o mesmo título que é exibido nos resultados de busca, geralmente em azul. Se for possível, coloque a palavra-chave logo no início do texto. As chances de seu site aparecer na primeira página do Google aumentam ainda mais. No caso da doceria, uma sugestão de título seria Bolo Prestígio Diet | Doceria da Vovó.

Obs.: O título não pode ter mais do que 65 caracteres, incluindo os espaços.

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Título da página SEO

Dica: Compra de Domínio

O nome do domínio – por exemplo, www.doceriadavovo.com.br – ainda é um fator muito relevante para o Google ao posicionar um site na primeira página. Então, se existe um domínio disponível (consulte em www.registro.br) para a palavra-chave que você deseja trabalhar e se vale a pena mudar o domínio principal da sua empresa para este novo, compre e mude! Isso irá ajudar seu site a ficar na primeira página do Google.

Obs.: No caso da compra de um novo domínio, o ideal é que este represente a atividade da empresa e também utilize a palavra-chave; por exemplo, a Real Imobiliária utiliza como seu domínio principal owww.imoveisavenda.com.br – ela vende imóveis. Para o exemplo da doceria, não valeria a pena comprar o domínio www.boloprestigiodiet.com.br, pois este é apenas 1 dos produtos vendidos pela loja.

Dica: Palavra-chave na URL

A URL da página que será otimizada – e, de preferência, todas as páginas do site – deverá ser amigável, ou seja, legível para um humano. Uma URL www.doceriadavovo.com.br/produto?=1334 não é amigável. Já a URL www.doceriadavovo.com.br/bolo-prestigio-diet é amigável.

A dica é: utilize a palavra-chave na URL, como no exemplo acima. E, quanto mais próxima a palavra estiver do início, maior a probabilidade de posicionamento do seu site na primeira página do Google.

Palavra Chave na URL - SEO

Palavra Chave na URL – SEO

Dica: H1 e H2 da Página

As páginas de sites (HTML) possuem uma codificação chamada de Headers ou Hs, como são chamados. O H1 deve representar o título da página e o H2 os subtítulos. Existe também o H3, o H4 e o H5, porém estes não têm peso na decisão do Google em deixar seu site aparecer na primeira página ou não.

Coloque a palavra-chave desejada no H1 e se possível também nos H2s.

Headers da página - SEO

Headers da página – SEO

Dica: Meta Descrição Persuasiva

Utilize uma Meta Description persuasiva, já que ela terá um papel importante na decisão de um visitante escolher ou não entrar no seu site. A Meta Description é exibida logo abaixo do título do site, nos resultados de busca. Recomendamos também a inserção da palavra-chave no seu conteúdo, pois assim o Google irá “negritar” a palavra, dando maior ênfase ao seu site. No exemplo da doceria, uma boa meta description para ajudar o site a aparecer na primeira página do Google e ser clicado, seria:

Conheça nosso bolo prestígio diet! Ele é uma delícia, não engorda e nem parece Diet. Venha conhecer nossa loja e experimentar!

Obs.: A meta description não pode ter mais do que 160 caracteres, incluindo os espaços. Se a página for de um artigo de blog, considere apenas 140 caracteres. Pois, como no exemplo abaixo, o Google irá inserir a data do artigo no ínicio da descrição.

Meta description da página - SEO

Meta description da página – SEO

Dica: Links Internos

Referencie a página do bolo prestígio diet em outras páginas do seu próprio site, sempre usando o link com o texto âncora Bolo prestígio diet. Isso ajuda o Google a saber que aquela página fala sobrebolo prestígio diet e irá ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google.

Dica: Imagens

Utilize imagens na sua página. Isso, além de facilitar a leitura do visitante, ajuda no posicionamento do site. No caso da doceria, poderíamos colocar uma imagem com o nome do arquivo, bolo-prestigio-diet.jpg, e usar também os atributos Alt e Title para inserir a palavra-chave Bolo prestígio diet. Isso, além de ajudar seu site a ficar na primeira página do Google, também facilita o posicionamento na pesquisa de imagens do Google.

Dica: Viralize nas Redes Sociais

Apesar de ainda não se saber o real efeito dos “Curtirs”, “Retweets”, Botão +1, sabe-se que o Google vem trabalhando cada vez mais para considerar estes dados no posicionamento dos sites. Sendo assim, compartilhe o seu conteúdo e deixe que as pessoas curtam, “retweetem”, cliquem no botão +1, etc. 

Viralize nas redes sociais

Viralize nas redes sociais

Dica: Vá com Calma

Com relação à 1ª dica – consiga links – não faça nenhuma alteração muito rápida, senão o Google poderá estranhar e achar que você esta utilizando as técnicas de Black Hat. Ganhe links com calma e vá siga as demais dicas também com calma. Não se apresse: os resultados virão.

SEO e o tempo - Calma

SEO e o tempo – Calma!

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ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM SITE

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM SITE

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ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM SITE

O desenvolvimento de um web site pode ser dividido em quatro etapas principais. São elas:

  1. Planejamento
  2. Criação
  3. Estruturação
  4. Desenvolvimento

Neste artigo veremos como deverá ser o processo de planejamento.

O Planejamento é o processo que no qual todas as necessidades do cliente são levantadas e analisadas, e em seguida são definidas as linguagens e estratégias de comunicação, objetivos de mercado, entre outros. No planejamento é que se decide os principais aspectos, como:

  • Tema: Sobre o que será o site? Descrição objetiva e sucinta do site.
  • Briefing: Uma reunião com o cliente onde o objetivo é levantar informações precisas sobre o que se espera do site.Através de uma abordagem menos formal se consegue do cliente muito mais do que se espera. Entretanto é imprescindível o levantamento das seguintes informações:
    1. Público-Alvo: qual o perfil do usuário que o cliente deseja atingir. Classe social, faixa etária, escolaridade, entre outros.
    2. Qual o retorno esperado: deve ser encarado como qualquer peça de marketing, ou seja, é necessário conhecer o que o cliente espera que o site possa retornar.
  • Linguagens: Assim como qualquer meio de comunicação, o site deve possuir uma linguagem característica a qual ela se refere.
    1. Moderna (jovem): possibilita o uso de cores fortes, experimentalismos gráficos diferenciados, linguagem mais cool, solta, livre, informal. O site da MTV é um bom exemplo deste tipo de linguagem visual.
    2. Conservadora (madura): não deve causar impacto por recursos visuais ou informalidade na linguagem. Estruturas mais rígidas de navegação, de controle. Recomendado para sites de investimentos, negócios, bancos, de uma maneira geral. O site do Citibank é um bom exemplo.
    3. Clean (suave): diz respeito mais ao aspecto visual do que a uma linguagem propriamente dita. As cores são suaves, fluidas. As imagens comunicam tranqüilidade, suavidade, beleza. Tudo é limpo, os espaços não são totalmente preenchidos, permitindo que a página “respire”.Sites de beleza e estética seguem este padrão.
    4. Over (forte): também diz respeito aos aspectos visuais. Aqui, ocorre o inverso do “clean”. As cores são fortes, agressivas, pulsantes. Imagens em ângulos e enquadramentos inusitados, uso livre de grafismos fortes, experimentais. Os sentidos são agressivamente tocados, não há espaços para se “respirar”, tudo é muito intenso. Sites de skateshops seguem este padrão.
  • Tecnologias e Ferramentas utilizadas: Com base nas informações obtidas até o momento também é possível definir ferramentas para:
    1. Ilustração, Logotipos, Símbolos Vetoriais (Corel Draw, Inkscape Illustrator)
    2. Criação de Layouts (Photoshop, Fireworks)
    3. Tratamento de Imagens (Photoshop, Gimp)
    4. Otimização de Imagens (Fireworks, Gimp)
    5. Edição Visual do Código (Dreamweaver, Amaya)
    6. Linguagens de Estruturação (XHTML, CSS)
    7. Animação Vetorial (Flash, Ktoon)
    8. Linguagem de Scripts (JavaScript, ActionScript[no flash] )
    9. Desenvolvimento (PHP, ASP)
  • Pesquisas: Buscar informações detalhadas para que se tenha um desenvolvimento eficaz de acordo com o perfil estabelecido.
    1. Concorrência: Quem é? Qual o perfil? Colocação de mercado…
    2. Público-alvo: Conhecer o perfil do público-alvo desejado
    3. Estratégias: Levantar dados sobre estratégias as serem usadas. (o que deu certo é modelo a ser seguido, o que deu errado deve ser descartado.)
  • Estruturação: Depois de cumpridas todas as etapas anteriores, é hora de começar a dar forma ao site, entretando, não será agora que será desenhado o layout, ou o inicio da programação do sistema. Devemo primeiro definir:
    1. Quantidade de Páginas, Links ou Seções*
    2. Mapa do Site*
    3. Arquitetura da Informação*
    4. Textos Principais*
    5. Cores*
    6. Linguagens (como falar com determinado público)*
    7. Tipos de Imagens*
    8. Pré-Site (Wireframe)*
    9. Desenvolvimento: É nessa etapa em que se dá o desenvolvimento do site de fato. Após passar pelas etapas acima e receber a aprovação do cliente dá se o início da produção do site. A criação do layout final, a programação, entre outros. Quando o site estiver “pronto”, ele deverá ser disponibilizado em um link provisório, para que se possa ser testado. É altamente recomendado deixar que pessoas que não estão envolvidas no projeto possam testar o site, pois a possibilidade de esse tipo de usuário encontrar algum erro será bem maior.

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