0
Web Designer Curitiba

Web Designer Curitiba

Web Designer Curitiba

Oferecemos todas as ferramentas e consultoria especializada para deixar seu site sempre em dia e trazer o melhor retorno sobre seu investimento.

O web design é uma extensão da prática do design gráfico, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web.

O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia, usabilidade, acessibilidade entre outros.

A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.

Web Designer Curitiba

Web Designer Curitiba

Estrutura do web design
A estrutura, também conhecida como arquitetura de informação do site, deve contemplar seu objetivo, tornando a experiência do usuário a mais confortável e fácil possível, chamamos isso de usabilidade. Deve-se planejar a estrutura de forma que o usuário obtenha facilmente a informação ou serviço desejado.

Hoje em dia são inúmeras as formas que um site pode adquirir e a criatividade continua ser o grande diferencial na produção de web.

Web Designer Curitiba

Web designer
Ver artigo principal: Web designer
A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional e a manutenção de um web site. O web designer deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, CSS, JavaScript/DHTML, Flash etc. e deve ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web.

Web Designer Curitiba

Programas utilizados
Existe um leque enorme de programas usados pelos web designers. Para construção do código, por se tratar de simples texto, qualquer editor de texto pode servir de suporte para a criação do código. Entretanto, há programas tanto gratuitos como de uso comercial, com interface WYSIWYG, que são amplamente utilizados no mercado tanto para gerenciar sites, quanto para apenas editar códigos, como é o caso do Adobe Dreamweaver, Aptana, Microsoft Expression Web, na parte visual, os editores gráficos vetoriais CorelDRAW, Adobe Illustrator ou o Inkscape), de bitmap GIMP, e principalmente Adobe Fireworks ou Adobe Photoshop. Para animações e recursos dinâmicos, o Flash é o mais utilizado.

Em relação ao Flash, deve-se ter o cuidado de usá-lo apenas onde a solução seja impossível de ser reproduzida em HTML, jamais se usa em menus e áreas de conteúdo por ser um arquivo binário, não ser acessível e estar em desacordo com as recomendações do W3C. Na atualidade, existem disponíveis na rede website builders, trata-se de plataformas que o usuário pode criar um site sem a instalação de nenhum programa. Tais ferramentas são muito interessantes e vem ganhando espaço no mercado, pois leigos na área de webdesign podem criar seu próprio site e atualizá-lo diariamente se desejado.

1

Escreva uma mensagem