Otimização

O uso da palavra Otimizar

A compreensão do significado das palavras “Otimizar” ou “Otimização” pode fazer grande diferença quando é utilizada para definir os vários tipos de atividades. O uso da palavra não está errado mas o contexto em que estão inseridas pode fazer toda a diferença, normalmente causando confusão ou mal entendimento para o público leigo.

Mas o que é otimizar?
Otimizar” ou “otimização” é uma realidade que aplicamos todos os dias, em quase todos assuntos. A todo o momento estamos trabalhando para otimizar nossa vida, pois queremos mais qualidade e produtividade para nós mesmos, em todos os sentidos. Podemos otimizarnosso trajeto de ida ao trabalho e volta para casa conseguindo desviar do trânsito, ganhando uns minutos a mais na tranquilidade do nosso lar. Tentamos otimizar nossas tarefas no trabalho para sermos mais produtivos, eficientes e de certa forma, visamos uma recompensa por isto, que de certa maneira também pode otimizar outras questões em nossas vidas.

Vejamos a definição para a palavra Otimizar Otimização:

Definição da palavra “Otimizar“:
No dicionário Aurélio, encontramos a definição para a palavra Otimizar como sendo:
Otimizar. V. t.d. Proceder à otimização detornar ótimo.E para o termo “otimização“:Otimização. S.f. Processo pelo qual se determina o valor ótimo de uma grandeza.

Melhorar ao máximo

Letra AEntão, temos como premissa a idéia de que, ao utilizarmos o verbo“otimizar” estamos nos referindo a algo que queremos melhorar até o ponto máximo permitido que alcance um determinado estado de “suposta perfeição” dentro dos próprios limites do objeto, situação e natureza.

Sabemos quando algo pode ser melhorado analisando através de determinados critérios, e podemos avaliar quando uma determinada modificação pode melhorar ou piorar uma certa performance. Se a modificação sugerida é relevante a ponto de poder melhorar adotamos como a melhor opção; caso a proposta sugerida não alcance melhoras significativas tendemos a ficar com a condição que já temos.

Portanto, o uso da palavra “Otimizar” ou “Otimização” é comum nas mais diversas áreas, seja para determinar ações, avaliações, aplicações de protocolos técnicos na execução de tarefa ou atingir determinado Status ou condição dentro de um ambiente.

Otimização pode se referir também a:

  • Otimização (matemática) ao tentarmos encontrar máximos e mínimos de uma função.
  • Otimização (Ciência da Computação) visando a melhoria de um sistema para reduzir o tempo de execução de tarefas, largura de banda, requisitos de memória ou de outras propriedades de um sistema, em particular.
  • Otimização da Compilação de códigos de programação, para melhorar o desempenho ou eficiência do código compilado.
  • Otimização de Softwares, uma ação comum que pode ser feita sem nos darmos conta, uma vez que temos a opção de personalizar um software ou programa para uso pessoal, independente da configuração padrão do programa. A questão da otimização do Software também pode ser vista sob vários ângulos, uma vez que as modificações podem fazer referencia a personalização das configurações para se adequar as nossas necessidades, o que não quer dizer que para um outro usuário seria o ideal ou alguma forma de otimização.
  • Otimização de Sites para Sistemas de Busca (SEO) na área deMarketing na internet é uma metodologia destinada a melhorar a classificação e posicionamento de sites na listagem das páginas de resultados dos mecanismos de Pesquisa, obtendo um posionamento privilegiado no Google, Yahoo!, MSN e outros..
  • Otimização de Processos, no mundo dos negócios, engenharia, metodologias para a melhoria e eficácia de um processo de produção.
  • Otimização de Produtos, na indústria e marketing, metodologias para a melhoria da qualidade nas oportunidades de um produto atual ou de um produto conceito.

A idéia de Otimização de Sites frente à realidade

Otimização e InternetDe um modo geral, normalmente quando as pessoas se referem a “otimização de sites” na realidade estão querendo se referir à questão de aparecer nas primeiras páginas do Google e outros Buscadores, o que pode gerar automaticamente emaumento de visitação e exposição do Site dentro dos Sistemas de Busca, ou seja; ter destaque ou ocupar uma excelente posição no ranking da primeira página do Google,Yahoo!, Bing e outros Sistemas de Pesquisa. Em resumo, estão pensando que apenas o fato de utilizarem um pacote de serviços ou técnicas de otimização de sites podem estar garantindo e fazendo o correto para aparecerem nas primeiras páginas de resultados das Buscas.

Quando tratamos da aplicação das técnicas de Otimização de Sites ou Otimização para Sistemas de Busca a palavra “otimizar” também pode ser entendido da mesma maneira, porém, devemos ter ciência da existência de certas regras de conduta – as condições técnicas – que são impostas não só pelos Sistemas de Busca, mas também pelo uso correto da tecnologia, do próprio avanço tecnológico e das constantes inovações. Então, ao tratarmos do assunto “Otimização de Sites” levando em conta que “otimizar é melhorar algo até o ponto máximo permitido dentro dos próprios limites do objeto, situação e natureza” nos deparamos com a realidade imposta no que diz respeito ao objeto (site) situação (condições técnicas que se encontra) e a natureza (da concepção do projeto ou site).

Otimização de Sites e a primeira página do Google

Otimização de Sites, portanto, é um termo que pode generalizar uma série de condições e recursos técnicos, englobando inúmeros aspectos que fazem parte da própria natureza e diversidade do assunto. De maneira geral, podemos dizer que a Otimização de Sites deve ser compreendida e aplicada muito mais como uma cultura do que como um pacote de serviços que podemos comprar a qualquer momento. A Otimização de sites, assim como os padrões de Acessibilidade devem estar presentes desde o planejamento e concepção do projeto, permanecendo como parte integrante da estratégia de Marketing e Publicidade da Empresa na Internet.Sem dúvida alguma, um trabalho de Otimização bem feito pode fazer um site estar nasprimeiras páginas do Google e outros Buscadores, tendo um reflexo imediato no aumento das visitações no Site e no caso de sites de comércio pode alavancar as vendas pela internet rapidamente. Algumas estatísticas mostram que ao realizar uma pesquisa no Google ou outro Sistema de Busca, mais de 75% dos internautas podem clicar nos links da primeira página de resultados. Uma parcela menor, cerca de 18% “folheia” as páginas de resultados até no máximo a 3º página. Isto demonstra claramente que a probabilidade de receber um click após uma pesquisa é maior se o site estiver de preferência na 1º página ou 2º , dos resultados das Pesquisas.

O lado comercial da internet é uma competição tão feroz como qualquer outra que envolva o fator dinheiro, e sempre vai ter alguém querendo passar na frente do outro para estar em 1º lugar nas páginas de resultados dos Buscadores, e sem dúvida alguma, para poder competir existe um arsenal de tecnologia e informações que podem fazer a diferença no momento final, ou melhor, nos resultados das Pesquisas.

Várias tecnologias trabalhando ao mesmo tempo

icones varias tecnologiasVisto sob o ponto de vista técnico o termo a “Otimização de Sites” incluí diversos aspectos técnicos, desde o nome do domínio, servidor (localização global) a linguagem de programação utilizada (sites dinâmicos, e-commerce, portais) como PHP, ASP, Banco de Dados (SQL, MySQL, ODBC…) o nível de otimização das imagens, otimização da codificação HTML, XHTML, Folhas de Estilo (CSS) que compõem o layout do site e até a quantidade de Texto disponibilizado em uma página. Como exemplo de alguns pontos onde podemos utilizar a palavra “otimizar” ou “otimização” dentro do assunto Otimização de Sites podemos ter:

  • Otimização do Layout, para facilitar a montagem da página no browser, e funcionar de maneira “amigável” com os Crawlers dos Sistemas de Busca.
  • Otimização de imagens, para reduzir o tamanho do arquivo – em Kb – mantendo a qualidade da imagem e aumentando a velocidade de carregamento da página.
  • Otimizar textos, redações, correções gramaticais, concordância e construção de conteúdo.
  • Otimizar Scripts ou código-fonte, que é a codificação interna em XHTMLHTML,CSS, e etc., que compõem as páginas no formato .html quando possuem a extensão estática ou como .php ou .asp para páginas dinâmicas. Vale lembrar que estas não são as únicas extensões de arquivos, linguagens de programação ou tecnologias que podem ser utilizadas na Web.
  • Otimização de Urls – de urls Dinâmicas para urls Estáticas – As Urls dinâmicas podem ser apresentadas na barra de endereço do browser como algo difícil de ser memorizado e pouco compreensível para os seres humanos. Podem incluir parâmetros de execuções internas do servidor tais como “cookies”, sessões de usuário e outros tipos de informações, tornando o endereço incompreensível. O uso de Urls Estáticas propõem a possibilidade dos endereços das páginas terem as urls descritas de maneira mais simples para os seres humanos. Desta maneira, uma página com o produto “DVD-Regravável” pode ter o nome do produto descrito na Url, por exemplo: “site.com.br/DVD-Regravavel.html – sendo mais fácil de ser memorizada e compreendida.
  • Otimizar um Banco de Dados, por exemplo, diminuindo a quantidade de vezes que são feitas as solicitações de informações ao servidor (querys) melhorando em performance e desempenho.
  • Otimização de Sites em Flash ou apenas objetos em Flash, Java, Javascript e outros recursos dinâmicos de animação ou interatividade que podem ser usados em uma página para a Web.
  • Otimização de Marketing, no caso de campanhas de publicidade e marketing na internet ou sistemas de PPC (Pay per click) como o AdWords do Google, Yahoo, Overture, Text-Link-Ads, em grandes Portais de publicidade, Portais Regionais, Diretórios Especializados e outros sistemas de publicidade paga.
  • Otimização do AdWords – Refere-se a prática de Otimização das Palavras-Chave que fazem parte de uma determinada estratégia de Marketing dirigida para campanhas de PPC e PPM utilizando, por exemplo, o Google AdWords como ferramenta de publicidade. A Otimização do AdWords envolve os processos necessários para realizar o ajuste periódico que deve ser feito nos texto de anúncios e palavras-chave do site, com a finalidade de aprimorar os resultados do AdWords e expandir em novos mercados.

As Regras dos Sistemas de Busca

Podem existir muitas coisas que estão fora de seu controle, mas para assuntos relacionados a SEO ou Otimização de Sites esta parece ser a regra número um. Os algoritmos dos Sistemas de Busca frequentemente são atualizados e modificados, mas o que é pior – essas mudanças não são tornadas públicas, e mesmo para os maiores gurus de SEO fica difícil admitir com certeza uma postura clara e definida sobre alguns aspectos. Uma realidade quanto aos parâmetros da Otimização é que ela é deve ser realizada visando a possibilidade de manter a estrutura e conteúdo do site de forma que seja “amigável” com os Sistemas de Busca.

Cada Sistemas de Busca utiliza softwares específicos para mapear a Web – com algoritmos e regras diferentes – e determinar quais sites podem ser mais relevante para determinada palavra-chave; esta é uma das razões porque uma Pesquisa realizada no Google possui listagem de resultados diferente de quando feita no Yahoo! ou MSN. Os Sistemas de Busca fazem alterações constantes nestas “regras” sendo de máxima importância que o site esteja sempre atualizado para refletir estas mudanças, caso contrário, pode sofrer quedas no ranking e posicionamento das Pesquisas.

Total Dependência dos Sistemas de Busca

Talvez uma dos fatores mais marcantes relacionados aos trabalhos de Otimização de Sites é a total dependência dos resultados dos Sistemas de Busca. Usando o Sistema de Busca do Google como exemplo, isto quer dizer que para mensurar os resultados deOtimização para posicionamento no Google dependemos totalmente resultados dos trabalhos de mapeamento e indexação. Estes resultados devem ser analisados no decorrer de algumas semanas – basicamente dependendo do tempo entre as visitas do Crawler do Google no Site – para se ter noção do nível de flutuação existente na competição para uma determinada palavra-chave. Este fator faz com que os prazos para os trabalhos de Otimização sejam colocados como: Curto prazo – de 30 a 90 dias; médio prazo – de 120 a 210 dias e longo prazo – de 240 a 360 dias.

O fator principal que define esta competição é o número de concorrentes existente para a palavra-chave em questão. Uma palavra-chave muito popular ou genérica certamente terá um grande número de concorrentes, e consequentemente a possibilidade de existir maior dificuldade para alcançar as primeiras posições nos resultados das Pesquisas.

 

Solicitar Orçamento

Fale Conosco:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Escreva uma mensagem

×
Olá, Seja bem vindo (a)! 😃
Precisando de ajuda, é só chamar 🤔💪👍