Supermercado Hirota vai entregar compra no trabalho do cliente

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São Paulo – A rede de supermercados Hirota vai ter armários refrigerados próprios dentro de grandes empresas para agilizar as entregas de alimentos, refeições prontas, bebidas geladas e itens de conveniência adquiridos na sua loja online. O primeiro armário refrigerado será instalado dentro de uma área de convivência do centro administrativo do banco Itaú, no Tatuapé, zona leste da capital. No local há 5 mil funcionários. O serviço começa a funcionar no início de fevereiro.

“A meta é ter cem lockers (armários) refrigerados em dois anos”, afirma o diretor de rede Hélio Freddi. Se o plano se concretizar, ele calcula que essa nova modalidade responda por 7% das vendas da varejista, que fatura R$ 500 milhões por ano.

A estratégia de entregar as compras feitas por meio de aplicativos dentro de lockers instalados dentro de grandes corporações para que o consumidor retire os produtos no momento mais conveniente começou em abril de 2019 com o iFood, empresa de entrega de refeições.

Hoje há 128 iFood Box em oito cidades do País. O iFood informa que, no seu caso, o equipamento não é refrigerado.

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“Hirota está sendo pioneiro no formato de locker refrigerado, é uma sacada legal”, afirma Alexandre Machado, sócio da GS&Consult.

Ele explica que armários refrigerados espalhados em espaços de terceiros para agilizar entregas são muito usados pela Amazon, gigante americana do comércio online, que é dona da rede supermercados Whole Foods.

“Estamos seguindo a onda do mercado”, afirma Freddi. Ele diz que a intenção é atrair clientes com conforto, experiência de compra e tecnologia.

As vendas de itens de supermercados ainda representam muito pouco do varejo online no Brasil: 2,5% do faturamento do e-commerce em 12 meses até outubro ano passado, segundo dados do Ebit- Nielsen. Mas esse setor é visto por especialistas como a grande alavanca para impulsionar as vendas online, especialmente com esse tipo de entrega conveniente.

QR Code

Cerca de 500 itens mais vendidos nas lojas Express do Hirota, entre produtos de rotisserie, comida pronta, bebidas, frutas, artigos de conveniência, entre outros, estarão disponíveis nesse sistema de entrega. Para fazer a compra, o cliente baixa o aplicativo no celular, escolhe o produto, paga pelo cartão de crédito.

Quando a compra é depositada no locker, a loja avisa que ela está disponível para retirada e envia um QR Code (código) pelo celular. Ele é a chave para a abertura do armário. Segundo a rede, o serviço não será cobrado.

Freddi explica que para ter rapidez nas entregas, os produtos sairão da loja Express, que é um modelo compacto. Essas lojas funcionarão como mini centros de distribuição. Hoje o Hirota tem 40 lojas na cidade de São Paulo, das quais 24 Express e 16 supermercados, que são pontos de venda maiores.

Nos próximos 16 meses, a varejista vai investir R$ 22 milhões na abertura de 12 lojas. Serão dez lojas Express este ano e dois supermercados no começo de 2021.

As duas lojas Express têm endereço certo: dentro da estação Eucaliptos do Metrô, linha Lilás, em Moema, e no prédio conhecido como Robocop, na Marginal Pinheiros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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