Starlink já perdeu três dos 60 satélites que enviou

90
Anúncio Patrocinado



20190524115114_860_645 Starlink já perdeu três dos 60 satélites que enviou

Faz mais de um mês que a SpaceX lançou seu primeiro lote de 60 satélites Starlink e todos, exceto três deles, parecem funcionar como planejado. O trio não-comunicativo continuará a orbitar a Terra por um tempo, mas eventualmente será puxado em direção a nosso planeta pela gravidade e vão se queimar na atmosfera. Espera-se que os satélites durem cinco anos antes de mergulharem na atmosfera.

Todos foram posicionados com sucesso na órbita da Terra após um curto voo a bordo de um foguete, mas recentemente um porta-voz admitiu que o controle da missão perdeu contato com alguns deles. “Três satélites inicialmente se comunicaram com o solo, mas não estão mais em serviço”, conta.

Dos satélites enviados, 45 aumentaram de altitude com propulsores próprios e atingiram as órbitas finais pretendidas (de até 550Km). Cinco deles ainda estão no meio desse processo e outros cinco passam por verificações de sistemas adicionais antes de fazê-lo. Dois foram intencionalmente enviados para serem derrubados na atmosfera do planeta, pois foram enviados apenas para testes.

Eventualmente, a SpaceX espera colocar uma constelação de quase 12 mil satélites em órbita. Não há garantia de que a empresa desfrutará de taxas de sucesso semelhantes ou melhores. Uma taxa de falha semelhante ainda afetaria centenas de satélites, o que pode resultar no aumento do lixo espacial, uma preocupação atual. 

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Se tudo correr como planejado, os usuários de internet em todo o mundo poderão ter acesso a velocidades 40 vezes mais altas, não importa onde morem. Quanto o serviço custará ainda não foi revelado, mas o CEO da empresa, Elon Musk, informa que pretende oferecer preços baixos.  

Via: The Verge / Engadget



Fonte do Artigo

Anúncio