O governador Wilson Witzel disse não acreditar que a briga com Jair Bolsonaro possa prejudicar o estado na renovação do Regime de Recuperação Fiscal com a União. Segundo Witzel, a “interferência” do presidente configuraria “crime de responsabildade”. Se o acordo não for renovado em setembro do ano que vem, o Rio terá que pagar mais de R$ 30 bilhões entre 2020 e 2022, o que, de acordo com especialistas, coloca em risco o pagamento do funcionalismo público.
— Nós vamos cumprir todas as exigências no tempo certo e pedir a renovação conforme previsto em lei. A renovação não precisa do aval do presidente porque é uma previsão legal. Se houver interferência do presidente, será crime de responsabilidade. Mas a princípio não teremos dificuldades de adequação — disse Witzel ao GLOBO. Crimes de responsabilidade fiscal sujeitam o político condenado à perda do mandato, como ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.
Sobre a decisão divulgada nesta sexta-feira (1) pelo Conselho de Supervisão, ligado ao Ministério da Economia, de negar modificações propostas pelo estado no regime e, em vez disso, propor novos ajustes, Witzel afirmou:
— Preciso analisar com a equipe técnica da Fazenda os detalhes da avaliação e as propostas de cortes.
O Planalto preferiu não comentar as declarações de Witzel.
Já estremecida, a relação entre Jair Bolsonaro e Wilson Witzel piorou de vez nesta quarta-feira. Enquanto o presidente acusou Witzel de, “criminosamente”, tentar comprometê-lo ao vazar informações em sigilo sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, o governador rebateu sugerindo que Bolsonaro teria tido um momento de “descontrole emocional” e que deveria “pedir desculpas ao povo do Rio”.
Fonte do Artigo
Tags:
#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge