Novo golpe contra passageiros de aplicativos

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Uma reportagem da rádio Bandnews FM do Rio de Janeiro revelou mais um golpe envolvendo aplicativos de transporte, como Uber e 99. A falcatrua da vez foi apelidada de Treme Treme, e já tinha relatos de motoristas e passageiros de aplicativos sendo espalhados pelas redes sociais e até pelo YouTube há algum tempo. Os prejuízos para os passageiros podem ser enormes. Há relatos de corridas que chegaram a ficar até 4 vezes mais caras do que deveriam por conta do esquema. Funciona assim: quando a corrida começa, o celular do motorista está com o modo de economia ativado – algo que é impossível para o passageiro saber. Com isso, os aparelhos deixam de receber atualizações automaticamente. Significa dizer que o motorista pode ter escolhido, propositalmente, um caminho muito mais longo do que o necessário.

Como o sistema de atualização não está ativo, você, como passageiro, não percebe nada de errado, porque, teoricamente, ele está seguindo o caminho mostrado pelo aplicativo que, novamente na teoria, é o mais rápido. Ao final da corrida, quando perceber que a tarifa ficou muito mais alta do que a estimada inicialmente, muitos passageiros reclamam. E, em geral, esses motoristas são punidos pelos aplicativos. Só que, aí, entra um segundo estágio do golpe. Vários desses motoristas usam contas falsas. Até em grupos do Facebook é possível comprar aparelhos celulares já logados com dados de terceiros. Quando a conta é punida pelo aplicativo, eles simplesmente passa para outra conta. A Uber se pronunciou dizendo que mantém vigilância constante sobre viagens suspeitas e, caso alguma irregularidade seja comprovada, os envolvidos podem ser descredenciados. A 99 disse que desconhece tais práticas em sua plataforma.



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