Meditação muda o cérebro para melhor, diz estudo

73
Anúncio Patrocinado



20200121041244_860_645_-_meditacao Meditação muda o cérebro para melhor, diz estudo

A meditação é um elemento de muitas religiões, e é praticada há milhares de anos, além de ser um método de terapia e relaxamento. No entanto, a compreensão científica de como a meditação muda o corpo é cada vez maior. Agora, pesquisadores descobriram que a meditação realmente afeta o cérebro – e para melhor.

Alguns estudos indicam que a meditação pode alterar fisicamente o cérebro e o corpo, reduzir a pressão sanguínea, a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade. Mas as mudanças induzidas no cérebro talvez sejam as mais impressionantes. Em 2011, cientistas relataram na Psychiatry Research: Neuroimaging que oito semanas de engajamento de, em média, 27 minutos por dia de meditação resultam em diferenças no cérebro.

O estudo incluiu dois grupos de pessoas que nunca meditaram. Um continuou sem meditar, enquanto o outro foi colocado em um programa de redução de estresse baseado em meditação na Universidade de Massachusetts.

20200121041244_860_645_-_meditacao Meditação muda o cérebro para melhor, diz estudo
Reprodução

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Imagens de ressonância magnética foram tiradas da estrutura cerebral dos 16 participantes duas semanas antes e duas semanas depois da participação no programa, que incluía meditação focada na consciência não julgadora das sensações, sentimentos e estado de suas mentes. Essas varreduras cerebrais revelaram que o grupo que meditou aumentou a densidade de massa cinzenta no hipocampo e diminuiu a densidade de massa cinzenta na amígdala, em comparação com o grupo que não meditou.

O hipocampo está envolvido com introspecção, memória e aprendizado, enquanto a amígdala interage com a resposta de “luta ou fuga” do corpo.

Uma neurocientista que não fez parte do estudo disse que esses resultados lançam “luz sobre o mecanismo de ação do treinamento baseado na atenção plena”, mostrando não apenas que o estresse pode ser reduzido apenas após oito semanas desse treinamento, como também que o treinamento corresponde a mudanças estruturais no cérebro.

Outro trabalho da mesma equipe também descobriu que a meditação faz com que seus praticantes de 50 anos tenham a mesma quantidade de massa cinzenta que os de 25 anos. E, enquanto outros pesquisadores têm o cuidado de dizer que a meditação não é uma cura mágica para os problemas, pode valer a pena tentar.

Via: Inverse



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio