Instruções que ajudam a atravessar alagamentos sem provocar grandes danos ao carro

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Foi pego de surpresa pela chuva torrencial? Não teve como deixar de sair com o carro em dia de tempestade? O ideal — sempre — é não atravessar trechos alagados. Mas, muitas vezes, isso se torna inevitável. Alguns procedimentos evitam (ou minimizam) os danos ao cruzar alagamentos, desde que a altura da água não ultrapasse a metade das rodas.

No “charco”, o básico é manter boa distância em relação ao carro (ou moto) da frente. Isso permite avaliar a profundidade da poça e evita pegar ondas pela proa. Escolha uma marcha para a travessia (primeira, de preferência), mantenha o motor em rotação média e constante (evitando que a água entre no cano de escape) e vá com calma. Conseguiu cruzar? Dê vários pequenos toques no pedal dos freios, para que estes recuperem a eficiência.

Outra sugestão é verificar a parte inferior do carro. Lixo e resíduos comuns nas enchentes podem se enroscar em itens como catalisador, amortecedores, molas, mangueiras e freios.

Depois, retire tapetes e carpetes molhados e seque-os sob o sol para evitar odores no interior do veículo com o passar do tempo. Se possível, mantenha o carro aberto por uns três dias.

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Entrou água na cabine? Procure um capoteiro ou loja especializada em higienizar automóveis. Deixe portas abertas e o carro ao sol Foto: Gabriela Fittipaldi

No caso dos bancos, a secagem e a limpeza podem ser feitas por um capoteiro ou em empresas de higienização de automóveis. Aproveite para limpar as borrachas de portas e janelas e veja se há lama atrás dos pedais. O drama da enchente pode durar alguns dias, mas não precisa ficar impregnado no carro.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) tem alguns conselhos que podem ajudar a chegar em casa são e salvo — ou, no mínimo, a diminuir os prejuízos.

Calço hidráulico

Caso o motor morra durante a travessia, jamais tente dar a partida. Mantenha-o desligado e, quando as águas baixarem, reboque o carro até a oficina. É provável que a água tenha entrado no coletor de admissão — e, se insistir no arranque, você pode provocar calço hidráulico e perder o motor.

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Os efeitos do calço hidráulico no motor de um Palio atingido por enchente Foto: André Teixeira

Olha o nível

Observe o nível da água do trecho alagado. A maioria dos fabricantes estabelece uma altura máxima para essas travessias, não podendo passar da metade da roda.

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Avalie a profundidade, vá devagar e mantenha boa distância para o carro da frente Foto: Fabio Guimarães

Devagar e no giro certo

Ao cruzar um trecho alagado, dirija em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor (em torno de 2.500rpm). Isso evita a formação de ondas e reduz as possibilidades de que entre água na admissão do motor, ou que os componentes eletrônicos se molhem. Além disso, permite manter a aderência e a dirigibilidade.

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Mesmo em um 4×4 cheio de eletrônica não convém abusar Foto: Leo Martins

Com câmbio automático

Tem câmbio automático? Mantenha o seletor na posição “1”. Dessa forma, não haverá troca de marcha durante a travessia do trecho alagado, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor. Outra possibilidade é manualmente alternar a troca de marchas entre “N” e “1”, de modo a manter a velocidade do veículo baixa, sem descuidar da rotação, sempre em torno de 2.500rpm.

Neve no Rio?

Alguns carros com câmbio automático oferecem um ajuste da tração (winter ou snow). Sua função é conferir maior segurança em trechos de baixa aderência, como neve ou lama, evitando que o veículo patine. O recurso também deve ser utilizado nos alagamentos, pois beneficia os controles da velocidade do veículo e da rotação do motor.

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Passar rápido? Só se for em um 4×4 com snorkel. O melhor é não fazer marola Foto: Guilherme Pinto

Panes passageiras

Mantenha a calma se, durante a travessia, você perceber um aumento de esforço ao esterçar (direção hidráulica), variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS acesas e aumento do esforço ao acionar os freios. Provavelmente, esse quadro é causado pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as respectivas polias da bomba de direção hidráulica, alternador e bomba de vácuo (veículo diesel). Na maioria das vezes, é um fato passageiro que não impede que você continue a dirigir. Apenas reforce a cautela e mantenha o menor número possível de equipamentos ligados.

Desligue o ar-condicionado

É recomendado desligar o ar-condicionado, para evitar que seus componentes joguem água na tomada de ar do motor. Mais: veículos rebaixados têm maiores riscos de sofrer calço hidráulico — redobre o cuidado.

Injeção depois da enchente

Pegou muita água mas, milagrosamente, conseguiu passar? Recomenda-se fazer um check-up, corrigindo possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica — muitas vezes simples e imperceptíveis nessa fase. Há, por exemplo, maus contatos que podem gerar grandes transtornos no futuro. Também é comum entrar água nos faróis.

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Vale trocar o óleo do motor: pode ter entrado água no cárter Foto: Eduardo Sodré

Óleos contaminados

Pode haver também a contaminação do óleo do cárter, do óleo do câmbio e do(s) diferencial(ais), além do cânister, o que reduz da vida útil dos componentes desses conjuntos, além de riscos acentuados de falhas na embreagem, suspensões e freios. Após passar por um alagamento forte, é recomendável ir uma oficina e avaliar esses itens.

Fungos na ventilação

Passou por muitos alagamentos? Recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois estará sujeito à contaminação por fungos e bactérias.

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Às vezes não tem jeito mesmo… Foto: Custodio Coimbra



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