Fotos de Yasmin viram ponto de desabafo para jovens em depressão

550
Anúncio Patrocinado


Nesta segunda-feira (22), a cantora Yasmin Gabrielle, 17, conhecida por suas apresentações no palco do Programa Raul Gil, morreu aos 17 anos de idade. A VEJA SÃO PAULO, uma amiga de infância revelou que a jovem se suicidou e sofria de depressão.

Desde então, as redes sociais da jovem receberam milhares de mensagens que lamentam o ocorrido e pipocaram páginas de homenagem, principalmente no Instagram e no Facebook. Esta foto, do perfil @yasmimgabrille, tem quase 80 000 curtidas e mais de 23 000 comentários:

View this post on Instagram

1f33a Fotos de Yasmin viram ponto de desabafo para jovens em depressão1f33a Fotos de Yasmin viram ponto de desabafo para jovens em depressão

A post shared by Yasmim Gabrielle (@yasmimgabrille) on Apr 12, 2019 at 7:03pm PDT

Em meio às milhares de despedidas, uma coisa chama a atenção: uma quantidade alarmante de desabafos e pedidos de ajuda, muitas vezes de jovens da idade de Yasmin.

 

Anúncio PatrocinadoQuero aparecer no Google

1f33a Fotos de Yasmin viram ponto de desabafo para jovens em depressão

 

1f33a Fotos de Yasmin viram ponto de desabafo para jovens em depressão

 

Algumas das mensagens relatam solidão e procuram alguém para conversar. Em entrevista a VEJA SÃO PAULO, Elaine Di Sarno, psicóloga e neuropsicóloga, diz que quem se dispor a falar com uma pessoa depressiva deve fazer isso de de forma que não seja agressiva, sem acusações e auxiliar a pessoa a encontrar ajuda profissional.

“É fundamental ouvir com atenção e respeito, sem julgamentos. O importante é reafirmar a preocupação e o desejo de conversar e ajudar, mesmo que isso implique tocar em assuntos delicados. É muito importante que a pessoa se sinta acolhida, que se sinta amada, já que nesse período a auto estima estará muito em baixa”, explica Di Sarno.

Não há fórmula para identificar alguém com depressão, mas muitas das pessoas com a doença têm grande tendência ao isolamento. “Ela se afasta de amigos e familiares, perde o interesse por atividades que antes gostava, muda os padrões de sono e alimentação”, diz a psicóloga. Outro ponto importante é notar se a pessoa está deixando de lado cuidados básicos com ela mesma, como tomar banho diariamente e escovar os dentes.

Além das despedidas e pedidos de ajuda dá para encontrar também pessoas dividindo relatos da luta diária contra a depressão, como no post abaixo. “Eu não vou desistir de viver nunca”.

1f33a Fotos de Yasmin viram ponto de desabafo para jovens em depressão
<span class="hidden">–</span>Veja SP

 

Di Sarno reforça que a depressão pode ser tratada e é possível ter uma vida saudável e feliz e que um profissional de psicoterapia poderá auxiliar significativamente nesse processo.

Outra opção é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, que atende 24 horas por dia por telefone, chat e e-mail pessoas que querem conversar, sob total sigilo.





Source link

Anúncio