Decisão judicial é desrespeitada e jovem com câncer fica sem tratamento oncológico

83
Anúncio Patrocinado


Valdeci Pinheiro Neto, de 21 anos, aguarda o cumprimento de uma decisão judicial para que tenha uma chance de continuar lutando pela vida. Diagnosticado com câncer no reto, nos rins e na face,Valdecir está internado, há 12 dias, no Hospital Salgado Filho, no Méier, onde a doença foi descoberta.

xmanifesto.jpg.pagespeed.ic.Hdlo9cow6w Decisão judicial é desrespeitada e jovem com câncer fica sem tratamento oncológico
Amigos e parentes de Valdeci realizaram protesto pedindo tratamento oncológico para o rapaz Foto: Danilo Firmino/Página Fala, Subúrbio!

No último dia 5, a família do jovem conseguiu uma liminar, expedida pelo juiz de plantão do Tribunal de Justiça , determinando que a Prefeitura do Rio e o governo estadual façam a transferência do paciente para um hospital oncológico da rede pública.

O mesmo documento diz ainda que, em caso de falta de vagas, o paciente deveria ser removido para um hospital particular especializado em tratamento do câncer, e que a s despesas teriam de ser custeadas pelo município e estado. O prazo para cumprimento da ordem judicial foi fixado em duas horas, prevendo inclusive multa de mil reais em caso de desobediência.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Apesar disto, Valdeci permanecia internado, neste domingo, em uma enfermaria do Hospital Salgado Filho.

— Meu primo está numa enfermaria tomando dipirona para dor. Estamos vendo ele morrer a cada dia sem conseguir uma resposta. Queremos uma ajuda e que ele tenha uma chance de ter um tratamento especializado — disse Danuza Alves, prima de Valdeci.

Desesperada, a família realizou dois protestos, no sábado, para chamar a atenção das autoridades. Os atos aconteceram na porta do Salgado Filho e próximo à estação do BRT de Madureira. Segundo Danuza, Valdeci teve um câncer no intestino, há seis anos, e foi curado.

— Ele foi curado e agora a doença voltou. Há um mês começou a sentir dores na virilha e achou que fosse uma hérnia. depois, apareceu um caroço no pescoço. Com muitas dores, ele procurou o Salgado Filho onde foi feita a tomografia e a doença acabou sendo descoberta — disse.

Procurada, a Secretaria estadual de Saúde emtiu nota informando que está buscando vaga para o paciente. Confira a íntegbra do documento:

“A Central Estadual de Regulação (CER) informa que o paciente Valdeci Pinheiro Neto está regulado e que faz busca ativa para unidades habilitadas para tratamento oncológico, entre hospitais federais e universitários, Hospital Mário Kroeff, além do Inca.
Além disso, para contribuir para diagnósticos mais velozes, a SES já repassou, de janeiro a outubro, somente por meio de cofinanciamentos, mais de R$ 80 milhões para expansão das redes básicas de saúde municipais e aumento da oferta de exames para diversas doenças, incluindo de câncer, além de mais R$ 6 milhões mensais disponibilizados para tratamento oncológico.

As iniciativas da SES em 2019 contribuíram para a redução do tempo de início de tratamento do câncer de mama e para a realização de diversos tipos de exames. No ano passado, 56% dos casos diagnosticados de câncer de mama levavam mais de 60 dias para iniciar o tratamento no estado. Agora, esse percentual caiu para 18%, segundo dados do Painel-Oncologia do Ministério da Saúde/Inca.
Além dos investimentos na atenção básica, a SES está contratando diretamente serviços para realização de radioterapia, fazendo com que anualmente 5.790 pessoas sejam beneficiadas, sendo 2.066 apenas para câncer de mama. Outra política para fortalecer a regularização para tratamento de câncer é o compromisso do estado de custear as despesas de transporte e estadia dos pacientes e acompanhantes quando necessário.
A secretaria esclarece ainda que a maior parte dos atendimentos oncológicos no estado é realizada nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACONS). Na Região Metropolitana I*, grande parte do tratamento fica a cargo da rede federal, que concentra as consultas especializadas, e estas unidades vem reduzindo de forma importante a oferta de vagas.
A SES informa ainda que novas unidades com oferta de exames para o diagnóstico precoce de cânceres estão no planejamento do governo para os próximos anos. Outro projeto de referência oncológica no estado que é foco da atual gestão é colocar em funcionamento o Hospital do Câncer de Nova Friburgo, cujas obras foram abandonadas há anos. Agora, o projeto está em fase de licitação.
*Cidades que compõem a região Metropolitana I – Rio de Janeiro, Itaguaí, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis.”

Já a Secretaria municipal de Saúde informou que a regulação de vagas para tratamento do câncer não são feitas pelo munícipio. Abaixo, a integra da resposta

“A Subsecretaria de Regulação informa que:
– vagas para tratamento oncológico são reguladas pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) e ofertadas no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e no Instituto Nacional do Câncer (INCA);
– vale ressaltar que a busca por vagas em unidades privadas cabe à Justiça;
– mesmo que o tratamento de casos oncológicos não sejam atribuição de unidades da rede municipal, o paciente Valdeci Pinheiro Neto foi acolhido, medicado e segue sendo assistido pela equipe médica do Hospital Municipal Salgado Filho;
– é importante lembrar que o pedido de transferência do paciente foi inserido no dia 2 de novembro, no Sistema Estadual de Regulação (SER) e aguarda disponibilidade de vaga de transferência para hospital com serviço de oncologia. Em 7 de novembro, foi inserido novamente um pedido de transferência para leito de oncologia, que detalhou o caso do paciente e os exames que diagnosticaram o linfoma.”





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio