Depois de duas vitórias e um empate nas últimas rodadas do Campeonato Carioca, o Fluminense volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Antofagasta (CHI), nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), no Estádio Regional. Mesmo após empatar por 0 a 0 na ida, o Tricolor tem motivos pra acreditar: das seis últimas vezes em que decidiu uma classificação fora do Brasil, a equipe saiu com a vaga. A partida terá transmissão em tempo real pelo LANCE!.
A série invicta foi iniciada na Sul-Americana de 2017, quando o Flu foi derrotado pelo Liverpool (URU), mas, apesar do resultado, avançou pois havia vencido por 2 a 0 na ida. Desde então, passou por Universidad de Quito (EQU), LDU (EQU), Nacional Potosí (BOL), Defensor (URU) e Nacional (URU). Em 2018, foi eliminado pelo Athletico-PR na semifinal, mas a decisão foi no Maracanã.
Para avançar, no entanto, o time de Fernando Diniz terá que balançar as redes – ou vencer nos pênaltis. Como as equipes empataram no Maracanã, uma igualdade com gols classifica o Tricolor, que também avança com qualquer vitória. Já um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. O duelo vale R$ 1,4 milhão, cerca de 40% da folga mensal da equipe, no principal objetivo da temporada.
Diniz tem problemas na defesa, no meio-campo e no ataque. O zagueiro Digão se recupera de uma fratura na fíbula da perna esquerda e será desfalque. Além disso, os substitutos Léo Santos e Nino não poderão atuar pois não estão inscritos. É o mesmo caso de Paulo Henrique Ganso e Allan, que chegaram após o limite de inscrição na primeira fase. O atacante Yony Gonzalez foi substituído no clássico contra o Botafogo, no último domingo, mas deve jogar.
Por outro lado, o Antofagasta também não vive grande fase. Foi derrotado na sua última partida antes de enfrentar o Fluminense: o Everton venceu por 1 a 0, onde os chilenos escalaram uma equipe reserva. A equipe também não vence como mandante desde o dia 30 de setembro de 2018, pelo Campeonato Chileno: 1 a 0 contra o Universidad Concepción. Desde então, disputou cinco jogos, com quatro empates e uma derrota.
Confira a escrita do Fluminense na Sul-Americana:
Sul-Americana de 2017: 1ª fase – Liverpool (URU)
Sul-Americana de 2017: 2ª fase – Universidad Católica de Quito (EQU)
Sul-Americana de 2017: Oitavas – LDU (EQU)
Sul-Americana de 2018: 1ª fase – Nacional Potosí (BOL)
Sul-Americana de 2018: 2ª fase – Defensor (URU)
Sul-Americana de 2018: Quartas – Nacional (URU)