Confira os primeiros resultados do 5G em funcionamento para valer

92
Anúncio Patrocinado



20190405040920_860_645 Confira os primeiros resultados do 5G em funcionamento para valer

Entre na Google Play Store, baixe um aplicativo que permita medir a velocidade de download da sua rede móvel neste momento, rode o teste. Qual foi o resultado? Eu não estou aí do seu lado, mas posso garantir que a sua rede 4G LTE não chega a registrar 760Mbps, certo? Bom, este foi o impressionante resultado dos primeiros testes da rede 5G da operadora norte-americana Verizon, em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Há dois dias, jornalistas de tecnologia dos EUA foram convidados a testar a rede 5G da Verizon nas cidades de Minneapolis e Chicago. A redatora do canal CNET, Jessica Dollcourt, descreveu a experiência da seguinte forma: “Usar o 5G da Verizon foi uma experiência alucinante, com velocidades de download além dos meus sonhos mais loucos.”

A jornalista fez o teste usando um Moto Z3 conectado ao Moto Snap 5G da fabricante e, para efeito de comparação, colocou ao lado o Galaxy S10+ usando a rede 4G. A velocidade máxima do 5G foi de pouco mais de 600 megabits por segundo (Mbps), enquanto o Galaxy S10+ no 4G chegou a apenas 10.5Mbps. Confira o vídeo abaixo:

<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”en” dir=”ltr”>Just how speedy is Verizon's 5G network in Chicago? <a href=”https://twitter.com/jdolcourt?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Jdolcourt</a> put it to the test 👇<a href=”https://t.co/Kfjy54FYBQ”>https://t.co/Kfjy54FYBQ</a> <a href=”https://t.co/GGXnQWWZHN”>pic.twitter.com/GGXnQWWZHN</a></p>&mdash; CNET (@CNET) <a href=”https://twitter.com/CNET/status/1113885699558842368?ref_src=twsrc%5Etfw”>4 de abril de 2019</a></blockquote>

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Porém, nem tudo foram flores durante os testes. De acordo com Jessica, nem sempre a conexão oferecia tamanha velocidade, chegando no máximo a 200Mbps e, às vezes, o celular indicava estar no 5G, mas agia muito parecido com o 4G: “era tão difícil manter uma conexão 5G longa o suficiente para executar os testes mais básicos”.

Quem também disse isso foi o redator do canal Engadget, Chris Velazco, que chegou a ter uma conexão de 592Mbps. Velazco mencionou em um thread no Twitter que “a conexão é muito sensível”, mas que, mesmo assim, conseguiu baixar um jogo de 1,81GB em 4,5 minutos.

<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”en” dir=”ltr”>It's a miserable day in Chicago, bur the <a href=”https://twitter.com/hashtag/5G?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#5G</a> speeds are looking pretty good. Gonna be running around testing <a href=”https://twitter.com/MotorolaUS?ref_src=twsrc%5Etfw”>@MotorolaUS</a>'s 5G Moto Mod, what do y'all want to know? <a href=”https://t.co/L3HHjkgyMh”>pic.twitter.com/L3HHjkgyMh</a></p>&mdash; Chris Velazco (@chrisvelazco) <a href=”https://twitter.com/chrisvelazco/status/1113826024717004803?ref_src=twsrc%5Etfw”>4 de abril de 2019</a></blockquote>

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Por fim, outro resultado impressionante veio de um teste realizado pelo porta-voz da Verizon, em Minneapolis, David Weissmann. A conexão 5G chega a apresentar uma velocidade de download de 760Mbps. Veja o teste em execução no vídeo abaixo:

<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”en” dir=”ltr”>Thrilled to be in Minneapolis as <a href=”https://twitter.com/verizon?ref_src=twsrc%5Etfw”>@verizon</a> 5G UWB makes history! <br><br>Speed test here in front of US Bank Stadium<br><br>Impressive! <a href=”https://t.co/jvW4YlYPMA”>pic.twitter.com/jvW4YlYPMA</a></p>&mdash; David Weissmann (@djweissmann) <a href=”https://twitter.com/djweissmann/status/1113484741561290756?ref_src=twsrc%5Etfw”>3 de abril de 2019</a></blockquote>

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Como bem lembrado por Jessica, do canal CNET, a Internet 5G pretende revolucionar a indústria, aumentando a velocidade das conexões de dados de 10 a 100 vezes em relação ao 4G LTE, o que irá possibilitar uma série de novos usos, como cirurgia à distância e semáforos inteligentes que conversam entre si para manter o tráfego fluindo sem problemas.

Contudo, pelo fato destas redes 5G serem muito recentes, é claro que não temos muitas pessoas conectadas a elas e, assim sendo, a velocidade tende a ser maior. Talvez você lembre disso, quando migramos da rede 3G para 4G LTE, pois no início, a conexão era mais estável e mais rápida, já hoje, devido ao fato das redes estarem sobrecarregadas, acabamos, por vezes, usando apenas o 3G.

Agora, uma coisa é certa: o 5G é extremamente rápido. Para efeito de comparação, fizemos um levantamento na redação do Olhar Digital e, chegamos a velocidade de download mais alta de 31Mbps, na rede da Oi. A mais baixa, no entanto, foi a da Vivo, com 9,76 Mbps. Lembre-se, a rede 5G da Verizon chegou a 760Mbps!

20190405040920_860_645 Confira os primeiros resultados do 5G em funcionamento para valer

Infelizmente, a previsão da chegada do 5G ao Brasil não é nada otimista, com os primeiros testes podendo acontecer apenas a partir de 2023. Até lá, teremos que conviver com velocidades como essa da rede da Vivo.

E aí, qual é a velocidade da sua rede móvel agora?

Via: BGR



Fonte do Artigo

Anúncio