Como incluir “dependentes de dependentes” no Imposto de Renda 2019?

129
Anúncio Patrocinado


Pergunta da leitora: Minha mãe é aposentada e responsável legal de dois netos (meus sobrinhos), porém, como a ajudo financeiramente, vou incluí-la como minha dependente na declaração de Imposto de Renda 2019.

Minha dúvida é: como faço pra incluir os meus sobrinhos, cuja guarda judicial está com a minha mãe, como meus dependentes também?

Resposta de Valdir Amorim*:

Os seus sobrinhos não podem ser deduzidos como dependentes na sua declaração, por você não ter a guarda judicial em seu nome. Desse modo, a sua mãe pode ser deduzida como sua dependente, mas seus sobrinhos não.

Anúncio PatrocinadoQuero aparecer no Google

Os sobrinhos (netos dela) somente poderiam ser deduzidos como dependentes na declaração de sua mãe, se ela declarasse em separado. Veja todas as regras para declarar dependentes no Imposto de Renda 2019.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário IOB, da Sage Brasil, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.



Source link

Anúncio