Cedae é acusada de não ter água potável nem para funcionários

32
Anúncio Patrocinado


Rio — A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) está sendo formalmente acusada de não fornecer água potável para seus funcionários. Isso é o que diz duas de cinco denúncias contra a companhia apresentadas pelo Ministério Público do Trabalho.

Segundo a procuradora Isabella Gameiro da Silva, responsável pelos inquéritos, “o problema é inusitado por ser uma autarquia cuja função é o abastecimento de água”.

Uma das denúncias deu origem a uma ação em 2009, e a Cedae já foi condenada, em segunda instância, por manter filtros fora da validade e, em alguns casos, não ter bebedouro com água potável para funcionários.

A decisão em favor do Ministério Público do Trabalho foi deferida em agosto do ano passado pela 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho. A ré ainda pode recorrer da sentença no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Cedae informou que “os inquéritos relatados estão em andamento e os esclarecimentos estão sendo prestados ao Ministério Público do Trabalho”.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

“Chega a ser uma ironia o funcionário da Cedae não ter água potável para beber. A companhia já foi condenada, mas vem recorrendo. Essa ação judicial de 2009 abrange estações de tratamento de água, escritórios e postos de atendimento. Não é apenas a questão da água potável. Também questionamos o fato de a companhia não ter implementado uma proposta de proteção a riscos ambientais, ou seja, não criar medidas para evitar que o funcionário tenha a sua saúde afetada”, disse a procuradora.

De acordo com Isabella Gameira da Silva, peritos do Ministério Público do Trabalho flagraram o problema durante inspeções em várias instalações da Cedae. Entre os locais visitados estão as estações de tratamento do Leblon, de São Conrado e Alegria (Caju), entre outras.

Um dos inquéritos sobre a falta de água potável na empresa foi aberto em 2018 é referente à Unidade de Referência dos Macacos, no Horto.

“Os funcionários não tinham nem iluminação para executar o trabalho. Usavam a lanterna do celular para chegar à caixa d’água onde colhiam amostras para testes de qualidade”, contou Isabella Gameiro da Silva

#noticias #economia #sustentabilidade #dinheiro #economia



Fonte do Artigo
Tags:

#noticias #economia #sustentabilidade #dinheiro #economia #energialimpa #brasil #cursodecopy #meioambiente #hotmart #empreendedorismo #marketingdigital #marketing digital #politica #energiasolarfotovoltaica #textos que vendem #copy de vendas #sucesso #financas #investimentos #criptomoeda #ead #copy download #cursodecopypdf #primeiravenda #noticias24 #curso de copy #curso para afiliados #curso de copy online

Anúncio