Bola de fogo é registrada nos céus do centro-oeste; assista

33
Anúncio Patrocinado



20200723012529_860_645_-_meteoro_sobre_goias Bola de fogo é registrada nos céus do centro-oeste; assista

Um meteoro cortou os céus de Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais ao anoitecer desta quarta-feira (22). Segundo a Bramon, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, o fenômeno aconteceu por volta das 18h23 (horário de Brasília), e foi registrado em fotos e vídeo por pessoas na região. Veja abaixo.

A Bramon analisou vídeos gravados em Lagoa da Prata, Goiânia e Brasília e determinou a trajetória preliminar do bólido, nome dado a um meteoro muito brilhante. A bola de fogo surgiu no acima do município de Santa Bárbara de Goiás e seguiu à noroeste, na direção do município de Britânia. Ainda não há estimativas sobre o tamanho do objeto.

Há cerca de uma semana, outro bólido foi registrado nos céus do nordeste, entre Carnaíba, Sertão de Pernambuco, e Princesa Isabel, Sertão da Paraíba. Em abril um meteoro “mais brilhante que Vênus” explodiu sobre os céus de São Paulo e Minas Gerais.

Bólidos ocorrem “quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada. Devido à essa alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha acaba aquecendo e esse aquecimento gera o brilho que a gente vê e também faz com que esse fragmento de rocha acabe se vaporizando”, explicou Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Thiago Signorini, doutor em astrofísica e professor de astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que o fenômeno é comum. “Acontecem alguns milhares [de bólidos] por ano, mas a gente nem sempre consegue detectar eles. […] mas são coisas relativamente comuns, não representam nenhum risco. Qualquer meteoro que pudesse apresentar risco, seria detectado antes de chegar à Terra”, tranquilizou o astrofísico.

Fonte: Bramon



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio