Nesta quarta (27), a Praça da República será palco de um novo protesto em forma de banquete: o Banquetaço. Depois da atuação em 2017 contra a proposta do então prefeito João Dória de distribuir a farinata na merenda escolar, o grupo composto por cozinheiros como Bel Coelho, do Clandestino, se manifesta agora contra a extinção do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), determinada por medida provisória no início de janeiro.
Em São Paulo, a manifestação na Praça da República tem início marcado para as 11h até as 15h. Entre as receitas preparadas e oferecidas gratuitamente estão cuscuz paulista, arroz de pancs (plantas alimentícias não convencionais), vinagrete de feijão e farofa.
View this post on InstagramA post shared by Bel Coelho (@belcoelho) on Feb 26, 2019 at 4:43pm PST
No perfil @banquetaco.nacional, a volta do Consea é pedida junto à frase: “Nenhuma garfada a menos nos nossos direitos!”
View this post on InstagramA post shared by BANQUETAÇO (@banquetaco.nacional) on Feb 25, 2019 at 4:15pm PST
À frente do francês La Casserole, Marie France Henry também se manifestou em apoio a causa.
View this post on InstagramA post shared by Marie France Henry (@mariefrancehenry) on Feb 24, 2019 at 4:56am PST
Estão previstos Banquetaços em municípios de vinte estados. A previsão é de servir 15 000 refeições gratuitas. Uma petição online que pede a volta do Conseleho conta com 33.611 apoiadores. A meta da manifestação é chegar a 50 000 apoiadores. De acordo com o Ministério da Cidadania, outros órgãos vão absorver as suas funções.