Auditoria aponta situação de emergência em barragem de Araxá

119
Anúncio Patrocinado


A companhia norte-americana Mosaic Fertilizantes declarou situação de emergência após conclusão, ontem, de uma auditoria na barragem de rejeitos B1/B4 do Complexo Mineroquímico de Araxá em Minas Gerais. A inspeção foi realizada por uma empresa especializada e externa. A Mosaic informou, em nota, que a situação de emergência da barragem foi classificada como nível 1 e, em consequência, acionou o Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração (PAEBM).

“Considerando as alterações das novas normas da ANM (Agência Nacional de Mineração) divulgadas esta semana, o resultado do estudo técnico levou a consultoria a não emitir a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) relativa à barragem B1/B4”, disse a companhia ao Broadcast, plataforma de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Embora não tenha sido localizado qualquer risco iminente, as operações de beneficiamento ficam paralisadas até a próxima avaliação e, segundo a Mosaic, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para elevar a unidade aos novos padrões de segurança definidos pela ANM. “Todo este procedimento contou com a inspeção e aval de representantes da agência, que estiveram na unidade da empresa em Araxá, ontem”. A empresa reforçou que esta barragem, no momento, não está recebendo rejeitos da produção de concentrado fosfático.

Sobre a população local, a companhia afirmou que não existem moradias na área que poderia ser afetada em um cenário de emergência. A Mosaic esclareceu, também, que esta barragem está localizada do lado oposto à Estância Hídrica do Barreiro e que o núcleo urbano do município também não seria afetado em caso de qualquer incidente.

Anúncio PatrocinadoQuero aparecer no Google

“Todas as demais barragens da Mosaic Fertilizantes possuem certificado de estabilidade válido”, destacou. Ainda de acordo com a companhia, a Mosaic continuará atuando com transparência e respeito junto à comunidade.

Procurado pelo Broadcast, o 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá confirmou que houve um alerta sobre a situação de emergência da barragem, emitido pela Mosaic, e disse que maiores informações estarão disponíveis somente na segunda-feira (25).



Source link

Anúncio