Atos pacíficos em São Paulo e Rio têm pautas contra e a favor do governo

39
Anúncio Patrocinado


Manifestantes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte estão nas ruas neste domingo, 7, em protestos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro. Mais cedo, pela manhã, manifestações também aconteceram em Brasília.

Pautas como o “Vidas Negras Importam”, incentivados pelos protestos antirracistas nos Estados Unidos, também são tema das manifestações, além de críticas pela atuação do governo Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus.

No Rio, mais de 200 pessoas estão reunidas no centro da cidade. Há duas manifestações reunidas, intituladas “Vidas Negras Importam” e outra de nome “Torcedores contra o racismo”, que pede a queda do presidente Jair Bolsonaro.

Os manifestantes trazem faixas pedindo justiça pela morte da deputada Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. O ato também protesta contra as mortes de menores por policiais, como Ágatha Félix, no ano passado; João Pedro, morto este ano; Marcos Vinícius, em 2018; e Maria Eduarda, em 2019.

Anúncio PatrocinadoQuero aparecer no Google

Segundo informou um dos organizadores, Gabriel Murga, a polícia está revistando os participantes, mas o clima é pacífico. Mais cedo, a polícia militar deteve um grupo de cerca de 15 manifestantes próximo ao local onde será feita a passeata contra o racismo, mas segundo Murga, um dos organizadores, as pessoas presas não eram ligadas ao movimento.

De acordo com o jornal O Globo, manifestantes pró-Bolsonaro, que se concentram em outra orla, tentaram se aproximar do movimento crítica ao presidente, mas foram impedidos pela Polícia Militar. Os manifestantes a favor do presidente gritaram palavras de ordem contra o “comunismo”, trouxeram faixas contra o Supremo Tribunal Federal e gritaram contra o governador Wilson Witzel (PSC), que se tornou desafeto do governo Bolsonaro.

Atos em São Paulo

Em São Paulo, os manifestantes contra o governo do presidente Jair Bolsonaro se concentram no Largo da Batata, na região de Pinheiros. Há cerca de 1.000 pessoas no local, e o ato chegou à avenida Faria Lima. Pouco antes das 16h, os manifestantes estavam parados e não caminhavam em passeata.

O ato estava marcado a princípio para a avenida Paulista, mas uma ordem da Justiça proibiu que manifestações contra e a favor do presidente acontecessem no mesmo local. Assim, a manifestação contra Bolsonaro foi transferida para o Largo da Batata.

Manifestantes também distribuem máscaras e álcool em gel na manifestação. Segundo os organizadores, o intuito é reduzir os riscos de contágio pela pandemia do novo coronavírus.

Como o que aconteceu no fim de semana passado, há uma série de representantes de torcidas de times de futebol reunidos no protesto paulista. No último domingo, liderados pela Gaviões da Fiel, uma das torcidas organizadas do Corinthians, manifestantes foram às ruas em defesa da democracia, incluindo representantes de outras torcidas.

No último fim de semana, o ato na avenida Paulista, que começou de forma pacífica, terminou com a polícia atirando gás lacrimogênio em direção aos manifestantes anti-Bolsonaro. Manifestantes favoráveis ao presidente também estavam na região, o que acentuou a confusão.

Os atos deste fim de semana dividiram a oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Parte da oposição se manifestou contra os atos, afirmando que não deveriam ocorrer para evitar aglomerações por causa do risco de disseminação do novo coronavírus e temendo novos confrontos com a polícia.

Manifestações também foram registradas neste domingo, 7, em cidades como Porto Alegre e Belo Horizonte, que reuniram algumas centenas de pessoas.

*Mais informações em instantes

The post Atos pacíficos em São Paulo e Rio têm pautas contra e a favor do governo appeared first on Exame.



Fonte do artigo
Tags:
#politica #political #negocios #business #marketingdigital #empreendedorismo #marketing #emprendedores #empreender #sucesso #empresas #emprendimiento #emprendedor #empreendedor #emprender #dinheiro #dinero #empresario #vendas #liderazgo #motivacion #foco #motivacao #negocio #brasil

Anúncio