0
Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias

Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias

Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias

Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias

Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias o Magento possui uma interface simples e bem intuitiva e prática para cadastro de produtos, porém quando você tem uma grande quantidade de produtos, inserir um por um vai levar um longo tempo.

É nesta hora que você precisa de uma forma mais rápida e automática para adicionar todos os produtos da sua loja.

Primeiro passo, acesso o painel administrativo do magento e vá em Catalog -> Manage Categories. (Catálogo -> Gerenciar Categorias)

Crie todas as categorias dos produtos que você quer importar. Após criar, clique sobre cada categoria e copie o ID de cada uma.

Caso seus produtos necessitem de atributos adicionais, você vai precisar criar estes atributos em Catalog -> Attributes -> Manage Attributes (Catálogo -> Atributos -> Gerenciar Atributos).

Certifique-se de criar todos os atributos personalizados que você vai incluir na sua planilha de importação

Em seguida, baixe a planilha em anexo: download da planilha

Neste planilha, cada coluna é um atributo, algumas colunas obrigatórias, outras opcionais e algumas que não devem ser alteradas. No fim da planilha tem um pequeno descritivo diferenciando as colunas por cores.

Assim que você terminar o preenchimento, salve a planilha no formato CSV e em formato UTF-8.
Para o preenchimento da planilha, recomendo o excel ou o open office. Para verificar o arquivo csv e/ou verificar a codificação, recomendo o Notepad++.

Cada produto deve ocupar uma única linha, se um campo tiver sido quebrado, o Magento retornará um erro na importação.

Com tudo preenchido e verificado, agora é a hora de importar, e para isto basta ir no painel administrativo do Magento e seguir os passos:

1 – Acesse System -> Import/Export -> Data Flow Profiles -> Import all products (Sistema -> Importar/Exportar -> Data Flow Profiles -> Importar todos os produtos)



2 – Clique na aba upload file (Carregar arquivo) e faça o upload do arquivo CSV.

3 – Clique em save e continue (Salvar e Continuar)
4 – Clique em executar perfil, selecionar o arquivo
5 – Clique em run profile in Popup

Daí pra frente é tudo automático, se a planilha foi preenchida corretamente, nenhum erro vai ser apresentado. Aguarde até que o processamento seja concluído e após faça uma revisão dos produtos importados.

Deu erro? Veja abaixo uma lista de possíveis erros na importação.

– Você esqueceu de preencher colunas obrigatórias, se alguma delas estiver em branco, o magento vai apresentar um erro.

– A tradução da sua loja está diferente da tradução do Mario SAM, da escola Magento e se você estiver usando outra tradução, os termos utilizados podem variar, como por exemplo, Catálogo, Busca e Catálogo, Pesquisa.

– Você colocou o nome das imagens na planilha, porém não colocou as imagens na pasta media/import do seu servidor. (caso não vá importar imagens, basta deixar os campos em branco)

– O arquivo CSV não está no formato UTF-8

– Há quebras de linhas no arquivo CSV

Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias

O que fazer se der erro na hora de importar os produtos no Magento?

Há várias pequenas coisas que podem resultar em erros na hora de importar. Na maioria das vezes, o erro tem uma das seguintes causas:

  • você esqueceu de preencher um dos atributos obrigatórios: se eles estiverem em branco, o Magento vai dar uma tarja vermelha informando apenas o primeiro dos campos com erro (e continuar trabalhando, importando o que for possível)
  • ele faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas, o que significa que Habilitado é diferente de habilitado
  • em casos de informações de campos de seleção, os valores têm que ser idênticos aos já cadastrados no Magento, incluindo espaços e acentuação
  • sua loja está usando uma tradução diferente do modelo da planilha: essa planilha foi baseada nos termos da tradução doMario SAM, da Escola Magento e se você estiver usando outra tradução, os termos utilizados podem variar, como por exemplo, Catálogo, Busca e Catálogo, Pesquisa
  • você esqueceu de colocar os arquivos das imagens na pasta media/import do seu servidor (se você não for importar imagens, basta deixar a célula em branco)
  • o arquivo CSV não está no formato UTF-8
  • há quebras de linhas no arquivo, o que faz com que alguns produtos  sejam divididas em duas, três linhas e algumas informações fiquem órfãs, confundindo o Magento
  • tanto o arquivo como a configuração do Magento devem ser semelhantes: se você usou ” como delimitador e , como separador, mantenha assim em ambos os lados

Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias

Importante:

Para migrar as imagens sem erros no Magento (Imagem não existe) é necessário enviar as imagens para a pasta media/import nesta pasta coloque todas as imagens que serão utilizadas nos produtos da loja.

Na pasta var/import envia a tabela formata para UTF-8 utilize o OpenOffice ou o Google Docs para edição desta planilha.

 

Como Importar produtos para o Magento com Imagens e Categorias

Solicite um Orçamento Grátis!
1

Escreva uma mensagem